AVALIAÇÃO EXTERNA ENQUANTO APARELHO HEGEMÔNICO

Vânia Márcia da Silva Laurentino, Elione Maria Nogueira Diógenes

Resumo


Resumo

 

O presente artigo traz uma discussão a cerca da avaliação externa enquanto aparelho estatal a serviço do neoliberalismo. A gênese e as intenções ideológicas do Estado avaliador que surgem a partir da adequação a padronizações internacionais ligadas principalmente ao desenvolvimento político e econômico desenham um quadro mercantilista da educação. Baseado no estudo da Terceira Via desenvolvido por Neves (2005) é traçada uma análise a cerca da forte influencia dos aparelhos hegemônicos na educação e da repercussão prática na escola são as principais discussões presentes nesse trabalho. Os principais referenciais teóricos são: Andrioli (2002), Mészáros (2002), Frigoto (2003), Neves (2005) Fonseca e Oliveira (2009), Lôrdelo e Dazzani (2009) e Rizek (2010).

 

Palavras-chaves: Avaliação externa. Neoliberalismo. Estado hegemônico.

 


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