AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM LARGA ESCALA: (A) PROVA BRASIL?

Maria do Socorro Soares

Resumo


O presente artigo focaliza o Sistema de Avaliação da Educação Básica no Brasil. A análise do tema apoia-se no pressuposto de que o referido Sistema responde à orientações de políticas de consolidação das reformas do Estado e se alinha às exigências do financiamento externo da educação no país.  A política de avaliação em foco é aquela considerada de larga escala, cuja sistemática vem influenciando a dinâmica cotidiana das escolas públicas de educação básica. Essa realidade é analisada com apoio de revisão bibliográfica e de dados sobre desempenho de estudantes na região Nordeste e de modo particular no Estado do Piauí. Nas considerações finais o texto aponta o reconhecimento de consequências positivas da Prova Brasil para os sistemas de ensino, percalços do processo, assim como desafios que se impõem aos sistemas de ensino mediante os objetivos da avaliação declarados formalmente.

 


Palavras-chave


Avaliação da Educação, Prova Brasil, Aprendizagem Escolar

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DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2013.22373

                                                                                                   

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