DESAFIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POR UMA EDUCAÇÃO ÉTNICO CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Maria Cecília de Paula Silva, Lilian Quelle Santos de Queiroz

Resumo


Resumo

 

As questões que norteiam essa reflexão, partem de uma aproximação com alunos de escolas do município de Cachoeira, situada na região conhecida como recôncavo baiano e de reconhecida relevância história e cultural como podemos citar: O que é ser negro em uma Cidade onde a descendência de negros escravizados predomina nas gerações há mais de dois séculos sem alimentar um sentimento de pertença a essa realidade? Partindo desse e fomentando outros questionamentos pertinentes, propomos uma discussão sobre a formação da identidade cultural a partir da educação básica pois entendemos que é necessário questionar para conhecer e, sobretudo despertar uma consciência crítica em um momento crucial da formação humana no espaço escolar que é o espaço oportunizado pelo ensino fundamental.

 

Palavras Chave: Educação Básica, Cultura local, Educação Étnico Racial.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASES DE DADOS

GOOGLE ACADÊMICO

UCL INSTITUTE OF EDUCATION LIBRARY

PKP | INDEX

IRESIE-INSTITUTO DE INVESTIGACIONES SOBRE LA UNIVERSIDADE Y LA EDUCATION 

EDUBASE

Tópicos EduSEcacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)