RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA RELAÇÃO EDUCAÇÃO E DESENHO: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DAS IMAGENS DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO

Suely dos Santos Souza, Glaucia Maria Costa Trinchão

Resumo


Resumo

 

Esse trabalho tem como objetivo refletir acerca de questões étnico-raciais, investigando a presença de ideologias na relação Educação e Desenho. Destaca, dentre as produções artísticas, imagens do livro didático, instrumento educacional instituído, indicado e distribuído por meio do Plano Nacional do Livro Didático/PNLD. Baseado em reflexões de Faria (2002), Althusser (1985), Marcondes Filho (1985), Arnheim (2002), Jolly (1994), dentre outros, buscamos entender essa relação que historicamente determinou os rumos da nossa sociedade. Utiliza-se da análise de imagens, segundo o método iconográfico de Panofsky (1955), que nos ajuda na compreensão do modo como a composição de uma imagem porta significados, como comunica e transmite mensagens. Selecionou-se, então, duas imagens de dois livros de História, indicados por meio do Guia do Livro Didático, para serem utilizados em escolas da rede pública de ensino. Concluiu-se que, ainda hoje, existem concepções ideológicas de cunho racista e preconceituosas nas imagens utilizadas no livro didático, que precisam ser desconstruídas para uma educação realmente democrática.

 

Palavras-chave: Ideologia; Livro didático; Análise de imagens.


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