ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DE ESTUDANTES COTISTAS NEGROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Antonio de Assis Cruz Nunes

Resumo


Resumo

A presente pesquisa trata sobre o sistema de cotas para estudantes negros no ensino superior. O estudo foi realizado  na Universidade Federal do Maranhão, especificamente nos cursos de pedagogia e direito, onde buscou-se verificar o gap racial dos rendimentos acadêmicos entre os estudantes cotistas negros, cotistas de escolas públicas e não-cotistas (universais). o instrumento de coletas de dados utilizado para a aferição do estudo se deu por meio dos históricos escolares. Foram pesquisados os anos de 2007 e 2008. O principal objetivo da pesquisa foi mostrar o panorama avaliativo dos desempenhos dos cursos selecionados à luz da ideologia meritocrática que concebe a inserção de candidatos a qualquer instância institucional através de seus talentos e capacidade cognoscitivas. neste sentido, acredita-se que os estudantes aprovados pelas cotas para negros teriam menos rendimentos intelectuais. Todavia, o resultado do estudo não apontou para essa direção, pois os rendimentos dos estudantes cotistas negros se apresentaram muito próximos e até acima dos estudantes não-cotistas.

 

Palavras-chave: Meritocracia; Cotas; Estudantes negros.   


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Tópicos Educacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)