PRÁTICAS DOCENTES EM CLASSES DE EJA: UM OLHAR SOBRE AS VARIANTES LINGUÍSTICAS

Erica Bastos da Silva

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com professores da EJA na rede municipal da cidade de Salvador. O estudo buscou analisar como os professores dessa modalidade de ensino lidam com as variantes linguísticas em sala de aula e como acontece o processo de ensino e aprendizagem das convenções da língua portuguesa. Para isso foram analisadas observações em sala de aula e as interferências feitas pelas docentes no decorrer das atividades. Pautada em autores da linguística e sociolinguística como Bagno (2004), Bortoni Ricardo (2004), Cagliari (1997) pôde-se perceber o quanto é necessário o estudo sobre as interações em sala de aula e como é necessária a compreensão da linguagem do discente para possibilitar um aprendizado efetivo na Educação de jovens, adultos e idosos. Espera-se que este estudo possa contribuir para uma melhor compreensão do tema abordado.

 


Palavras-chave


Variantes linguísticas, Prática docente, Ensino e aprendizagem

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DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2014.22389

                                                                                                   

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