LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DAS ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ÀS PRÁTICAS DOCENTES

Keylla Rejane Almeida Melo, Antonia Edna Brito

Resumo


Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de investigar os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil, tendo os diários de aula, a observação e a análise documental das propostas pedagógicas das instituições como procedimentos de produção de dados. Mais especificamente, visamos caracterizar as práticas de leitura e escrita; identificar nas propostas pedagógicas as orientações quanto ao trabalho com a linguagem escrita; analisar com que finalidade as crianças leem e escrevem. A análise dos diários de aula ocorreu a partir da análise interpretativa proposta por Zabalza (2004), de forma triangulada com os dados da observação e da análise documental. O texto apresenta resultados que indicam a importância de as propostas pedagógicas conterem orientações claras e coerentes para um trabalho contextualizado, integrado e bem organizado no ensino da linguagem escrita.

 

 


Palavras-chave


Educação Infantil, Pesquisa Narrativa, Linguagem Escrita

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DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2014.22392

                                                                                                   

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