LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DAS ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ÀS PRÁTICAS DOCENTES

Keylla Rejane Almeida Melo, Antonia Edna Brito

Resumo


Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de investigar os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil, tendo os diários de aula, a observação e a análise documental das propostas pedagógicas das instituições como procedimentos de produção de dados. Mais especificamente, visamos caracterizar as práticas de leitura e escrita; identificar nas propostas pedagógicas as orientações quanto ao trabalho com a linguagem escrita; analisar com que finalidade as crianças leem e escrevem. A análise dos diários de aula ocorreu a partir da análise interpretativa proposta por Zabalza (2004), de forma triangulada com os dados da observação e da análise documental. O texto apresenta resultados que indicam a importância de as propostas pedagógicas conterem orientações claras e coerentes para um trabalho contextualizado, integrado e bem organizado no ensino da linguagem escrita.

 

Palavras-chaves: Educação Infantil. Pesquisa Narrativa. Linguagem Escrita.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASES DE DADOS

GOOGLE ACADÊMICO

UCL INSTITUTE OF EDUCATION LIBRARY

PKP | INDEX

IRESIE-INSTITUTO DE INVESTIGACIONES SOBRE LA UNIVERSIDADE Y LA EDUCATION 

EDUBASE

Tópicos EduSEcacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)