OS GÊNEROS TEXTUAIS E SUA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Elaine Cristina Nascimento da Silva, Lívia Suassuna

Resumo


Investigamos o trabalho de exploração das características dos gêneros textuais. Buscamos responder à seguinte pergunta: Como é realizada a transposição didática dos gêneros textuais para as aulas de Língua Portuguesa? Participaram da pesquisa uma professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco e sua turma de 6º ano. Ela desenvolveu duas sequências de atividades, envolvendo os gêneros textuais poema e notícia. As análises mostraram que ela, na maioria das vezes, centrou suas intervenções no gênero em si (e por si só) e o tratou como se ensina tradicionalmente a gramática normativa. Suas práticas apontaram uma predisposição a fazer diferente, embora ainda esteja presa a procedimentos metodológicos tradicionais. Concluímos que o problema não está em didatizar o gênero textual, mas em como isso é feito. A escola tem, por vezes, realizado essa didatização longe das práticas sociais de linguagem e de forma mecânica, e isso tem gerado resultados insatisfatórios.

 


Palavras-chave


Ensino, Gêneros Textuais, Transposição Didática

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2014.22394

                                                                                                   

                                               A revista utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/


                                                                                                    BUSCADORES

                                                                                                  

 

                                                                                                    INDEXADORES

 
                                                 
                                                               

_____________________________________________________________________________________________________________________