OS GÊNEROS TEXTUAIS E SUA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Ensino, Gêneros Textuais, Transposição DidáticaResumo
Investigamos o trabalho de exploração das características dos gêneros textuais. Buscamos responder à seguinte pergunta: Como é realizada a transposição didática dos gêneros textuais para as aulas de Língua Portuguesa? Participaram da pesquisa uma professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco e sua turma de 6º ano. Ela desenvolveu duas sequências de atividades, envolvendo os gêneros textuais poema e notícia. As análises mostraram que ela, na maioria das vezes, centrou suas intervenções no gênero em si (e por si só) e o tratou como se ensina tradicionalmente a gramática normativa. Suas práticas apontaram uma predisposição a fazer diferente, embora ainda esteja presa a procedimentos metodológicos tradicionais. Concluímos que o problema não está em didatizar o gênero textual, mas em como isso é feito. A escola tem, por vezes, realizado essa didatização longe das práticas sociais de linguagem e de forma mecânica, e isso tem gerado resultados insatisfatórios.
Referências
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Apropriações de propostas oficiais de ensino de leitura por professores (o caso do Recife). 2002. 344 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.
ANTUNES, Irandé. Leitura: um instrumento de cidadania no currículo escolar. Portal do São Francisco – Linguagem e Estudos Sociais. Belém do São Francisco, PE, ano 1, n. 1, p. 97-106, dez. 2002.
______. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 10. ed. São Paulo: Annablume, 2002.
______. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005.
BEZERRA, Maria Auxiliadora. Da redação ao gênero textual: a didatização da escrita na sala de aula. In: MOURA, Denilda. (Org). Os desafios da língua: pesquisas em língua falada e escrita. Maceió: EDUFAL, 2008. p. 135-138.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: ROJO, Rojo; CORDEIRO, Gladys Sales. (Trad. e Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2004. p. 71-94.
GERALDI, João Wanderley. Abordagem sócio-interacionista no ensino, leitura e escrita. In: Revista de Educação AEC, n. 101, p. 71-81, out./dez.1996.
______. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MACHADO, Ana Raquel e CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. Construção de Modelos Didáticos de Gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Revista Linguagem em (Dis)curso – LemD – Tubarão, v.6, n.3, p. 547-573, set./dez. 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. (Orgs.). Gêneros textuais – reflexões e ensino. 3. ed. rev. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 15-28.
MARCUSCHI, Beth. Redação escolar: breves notas sobre um gênero textual. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra. (Orgs). Diversidade textual: os gêneros textuais na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 59-72.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 1991.
POSSENTI, Sirio. Indícios de autoria. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n.01, p.105-124, jan./ jun. 2002.
SILVA, Alexandro da. Entre “ensino de gramática” e “análise linguística”: um estudo sobre mudanças em currículos e livros didáticos. 2008. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
SOARES, Magda Becker. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 17-48.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Tópicos Educacionais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
 
							









 As obras deste periódico estão licenciadas com
 As obras deste periódico estão licenciadas com  
        
       
       
