OS GÊNEROS TEXTUAIS E SUA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Elaine Cristina Nascimento da Silva, Lívia Suassuna

Resumo


RESUMO

 

 Investigamos o trabalho de exploração das características dos gêneros textuais. Buscamos responder à seguinte pergunta: Como é realizada a transposição didática dos gêneros textuais para as aulas de Língua Portuguesa? Participaram da pesquisa uma professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco e sua turma de 6º ano. Ela desenvolveu duas sequências de atividades, envolvendo os gêneros textuais poema e notícia. As análises mostraram que ela, na maioria das vezes, centrou suas intervenções no gênero em si (e por si só) e o tratou como se ensina tradicionalmente a gramática normativa. Suas práticas apontaram uma predisposição a fazer diferente, embora ainda esteja presa a procedimentos metodológicos tradicionais. Concluímos que o problema não está em didatizar o gênero textual, mas em como isso é feito. A escola tem, por vezes, realizado essa didatização longe das práticas sociais de linguagem e de forma mecânica, e isso tem gerado resultados insatisfatórios.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino, Gêneros Textuais, Transposição Didática.

 


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