UMA OU OUTRA INCLUSÃO: DIFERENTES POLÍTICAS DE JUVENTUDES PARA DIFERENTES PERFIS DE JOVENS “EXCLUÍDOS”

Mariana Lins Oliveira, Ruy de Deus e e Mello Neto

Resumo


Este artigo tem como objetivo principal problematizar os processos de inclusão-exclusão das políticas de juventude das últimas décadas no Brasil. Partimos da ideia de que as políticas de inclusão, através de processos classificatórios, têm se configurado como dispositivos de controle e de governamento de condutas. Nesse sentido, visamos discutir as políticas e os diferentes perfis de juventude adotados pelo governo federal, decidimos agrupar algumas políticas em duas categorias, discutindo o modo como elas representam a dicotomia “protagonista” versus “jovem em situação de risco”, sendo elas: (1) ações com ênfase no ensino superior; e (2) ações voltadas para a juventude e o trabalho. O fizemos por entender que tais classificações, ainda que arbitrárias da nossa parte, podem servir ao intento de exemplificar as diferentes leituras possíveis ao conceito de “juventude excluída”. 

 

Palavras chave: Inclusão, exclusão, Políticas, Juventude


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Tópicos Educacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)