UMA OU OUTRA INCLUSÃO: DIFERENTES POLÍTICAS DE JUVENTUDES PARA DIFERENTES PERFIS DE JOVENS “EXCLUÍDOS”

Auteurs

  • Mariana Lins Oliveira Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Ruy de Deus e Mello Neto Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(USP) https://orcid.org/0000-0001-6035-5944

Mots-clés :

Inclusão, exclusão, Políticas, Juventude

Résumé

Este artigo tem como objetivo principal problematizar os processos de inclusão-exclusão das políticas de juventude das últimas décadas no Brasil. Partimos da ideia de que as políticas de inclusão, através de processos classificatórios, têm se configurado como dispositivos de controle e de governamento de condutas. Nesse sentido, visamos discutir as políticas e os diferentes perfis de juventude adotados pelo governo federal, decidimos agrupar algumas políticas em duas categorias, discutindo o modo como elas representam a dicotomia “protagonista” versus “jovem em situação de risco”, sendo elas: (1) ações com ênfase no ensino superior; e (2) ações voltadas para a juventude e o trabalho. O fizemos por entender que tais classificações, ainda que arbitrárias da nossa parte, podem servir ao intento de exemplificar as diferentes leituras possíveis ao conceito de “juventude excluída”. 

 

 

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Publiée

2015-01-01