UMA OU OUTRA INCLUSÃO: DIFERENTES POLÍTICAS DE JUVENTUDES PARA DIFERENTES PERFIS DE JOVENS “EXCLUÍDOS”
Mots-clés :
Inclusão, exclusão, Políticas, JuventudeRésumé
Este artigo tem como objetivo principal problematizar os processos de inclusão-exclusão das políticas de juventude das últimas décadas no Brasil. Partimos da ideia de que as políticas de inclusão, através de processos classificatórios, têm se configurado como dispositivos de controle e de governamento de condutas. Nesse sentido, visamos discutir as políticas e os diferentes perfis de juventude adotados pelo governo federal, decidimos agrupar algumas políticas em duas categorias, discutindo o modo como elas representam a dicotomia “protagonista” versus “jovem em situação de risco”, sendo elas: (1) ações com ênfase no ensino superior; e (2) ações voltadas para a juventude e o trabalho. O fizemos por entender que tais classificações, ainda que arbitrárias da nossa parte, podem servir ao intento de exemplificar as diferentes leituras possíveis ao conceito de “juventude excluída”.
Références
AKKARI, A. J. Desigualdades educativas estruturais no Brasil: entre estado, privatização e descentralização. Educação & Sociedade, Campinas, v.22, n.74, 2001, p.163-189.
AZEVEDO, J.M.L. A educação como política pública. São Paulo, Autores Associados, 2003.
BORGES, J. L. G.; CARNIELLI, B. L. Educação e estratificação social no acesso à universidade pública. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v.35, n.124, p.113-130, 2005.
BRASIL. ProJovem – Projeto Nacional de Inclusão de Jovens. Brasília: Secretaria Nacional de Juventude, 2005.
CASTEL, R. A. Insegurança social - o que é ser protegido? Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 2005.
CHATTERJEE, Partha. The Politics of the Governed: Considerations on Political Society in Most of the World, Columbia University Press, New York, 2004.
CUNHA, L. A. Desenvolvimento desigual e combinado no ensino superior – estado e mercado. Educação & Sociedade, Campinas, v.25, n.88, p.795-817, 2004.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território e População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FRANCIS, A. M.; TANNURI-PIANTO, M. The Redistributive Equity of Affirmative Action: Exploring the Role of Race, Socioeconomic Status, and Gender in College Admissions. Economics of Education Review, Amsterdam, v.31, p.45-55, 2012.
FREITAS, Alexandre S. O (des) governo da razão: biopolítica e resistência nas políticas públicas de juventude. SBS, Rio de Janeiro, 2009.
INEP.SUPERIOR. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”. Microdados do Questionário Socioeconômico dos Inscritos do Exame Nacional de Ensino Médio 2011. Brasília: MEC/INEP, 2012a.
_____. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”. Microdados do Censo Escolar da Educação Superior 2011. Brasília: MEC/INEP, 2012b.
LOPES, H. Inclusão escolar – conjunto de práticas que governam. (org.). Ed. Autêntica, 2009.
LOPES, M. C. Norma, Inclusão e Governamentalidade Neoliberal. In: BRANCO, Guilherme Castelo; VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault, Filosofia e Política. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
MELLO NETO, R. D. Não vou me adaptar: um estudo sobre os bolsistas pernambucanos durante os 10 primeiros anos do Programa Universidade para Todos – ProUni. (Tese de Doutorado – USP). São Paulo, 2015(tese não defendida).
MITJAVILA, M. O risco como recurso para a arbitragem social. Tempo Social; Rev. Sociologia, Vol. 14, nº 02. USP- São Paulo, 2002.
OLIVEIRA, M. L. A Gestão dos riscos nas políticas de juventude: um estudo a partir dos egressos do ProJovem. Recife: Universitária - UFPE, 2011.
OLIVEIRA, M. L. Políticas de juventude, governo da vida e educação: uma aproximação às ações de re(x)istência de jovens moradores das periferias na Paraíba. (Tese de Doutorado – UFPE). Recife, 2015 (tese não defendida).
OLIVEIRA, M. L.; MELLO NETO, R. D. As diferenças entre o dito e o percebido nas políticas de juventude do governo lula: caso ProUni e ProJovem original em Pernambuco. In: Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação - ANPAE, Recife, 2013.
OLIVEN, A. Inclusion Policies in the Brazilian System of Higher Education: the Public and the Private Sector. Journal of US-China Public Administration, Mei-Zhong Gonggong Guanli, v.9, p.1302-1310, 2012.
PROVIN, Priscila. Inclusão na Universidade: estratégias para o ingresso de “todos” no ensino superior. In: KLEIN Rejane; FABRIS, Elí (Org.) Inclusão e Biopolítica. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
SCHWARTZMAN, L.; SILVA, G. Unexpected Narratives from Multicultural Policies: Translations of Affirmative Action in Brazil. Latin American and Caribbean Ethnic Studies, San Diego, v.7, n.1, p.31-48, 2012.
SPOSITO, M. P. CARRANO, Paulo Cesar. Juventude e políticas públicas no Brasil. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 24, p. 16-39, 2003.
SPOSITO, M.P. (Coord.) Espaços Públicos e Tempos Juvenis. São Paulo, 2007.
VEIGA-NETO, A. & LOPES, M. C. Inclusão e Governamentalidade. In.: Educ. Soc. Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, out. 2007. pp. 947-963.
ZALUAR, A. M. Exclusão e Políticas Públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v.12, n.35, p.29 - 47, 1997.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Tópicos Educacionais 2016

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.