TRABALHO E FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

Olgaíses Maués

Resumo


Este texto tem como objetivo analisar a formação e o trabalho docente no ensino superior, no contexto das mudanças que esse nível de ensino vem sofrendo, o que tem alterado a cultura acadêmica, a identidade e os objetivos (missões) institucionais. Essas mudanças podem estar trazendo consequências para o papel que o profissional da educação deve desempenhar, modificando o fazer acadêmico-pedagógico e acarretando um processo de intensificação, precarização e adoecimento para os docentes. No contexto da mundialização do capital a educação superior tem sido alvo de interesse por parte de muitos estudiosos da área. Há várias manifestações de organismos internacionais que têm opinado sobre o papel e a importância desse nível de ensino. O governo brasileiro também tem adotado algumas medidas que podem se configurar como uma reforma parcelada da educação superior.A partir desse “novo” papel que passou a ser exigido do ES, é que se poderá analisar a o trabalho e a formação docente com os desdobramentos referentes à precarização e ao adoecimento. Para tanto dividiremos o texto em três momentos: primeiramente abordaremos as mudanças que o capitalismo, via organismos internacionais, vem impingindo ao ES; em seguida analisaremos o “novo papel” que está sendo atribuído a esse nível de ensino, em função dessas mudanças; por fim abordaremos a formação e o trabalho do docente nesse contexto das transformações do capital, analisando o que é esperado desse profissional que está inserido nessa “nova” instituição.

 

 


Palavras-chave


Trabalho, Educação, Formação de Professores, Políticas de educação

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DOI: https://doi.org/10.51539/2448-0215.2015.22421

 

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