TRABALHO E FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Keywords:
Trabalho, Educação, Formação de Professores, Políticas de educaçãoAbstract
Este texto tem como objetivo analisar a formação e o trabalho docente no ensino superior, no contexto das mudanças que esse nível de ensino vem sofrendo, o que tem alterado a cultura acadêmica, a identidade e os objetivos (missões) institucionais. Essas mudanças podem estar trazendo consequências para o papel que o profissional da educação deve desempenhar, modificando o fazer acadêmico-pedagógico e acarretando um processo de intensificação, precarização e adoecimento para os docentes. No contexto da mundialização do capital a educação superior tem sido alvo de interesse por parte de muitos estudiosos da área. Há várias manifestações de organismos internacionais que têm opinado sobre o papel e a importância desse nível de ensino. O governo brasileiro também tem adotado algumas medidas que podem se configurar como uma reforma parcelada da educação superior.A partir desse “novo” papel que passou a ser exigido do ES, é que se poderá analisar a o trabalho e a formação docente com os desdobramentos referentes à precarização e ao adoecimento. Para tanto dividiremos o texto em três momentos: primeiramente abordaremos as mudanças que o capitalismo, via organismos internacionais, vem impingindo ao ES; em seguida analisaremos o “novo papel” que está sendo atribuído a esse nível de ensino, em função dessas mudanças; por fim abordaremos a formação e o trabalho do docente nesse contexto das transformações do capital, analisando o que é esperado desse profissional que está inserido nessa “nova” instituição.
References
Alves, G. Trabalho e subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.
BM/CNI Conhecimento e Inovação para a Competitividade. Disponível em :
http://siteresources.worldbank.org/BRAZILINPOREXTN/Resources/3817166-1220382779545/ConhecimentoeInovacaolivrocompletoPortugues.pdf . Acesso nov. 2011
BRASIL. Lei nº 10.973 de 2 de Dezembro de 2004.Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências.D.O.U. 03.12.2004. Disponível https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.973.htm. Acesso: mai 2005
________ Lei nº 11.079 de 30 de Dezembro de 2004. Institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l11079.htm. Acesso: abril 2005.
CHAUI, M.!A Universidade Operacional.Folha de São Paulo, 09 de maio de 1999. Caderno Mais Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/dc_1_3.htm. Acesso agosto 2009.
CHESNAIS, F. A Mundialização do Capital. São Paulo: editora Xamã, 1996
___________. A “nova economia”: Uma conjuntura própria à potência econômica estadunidense. In: CHESNAIS, François, et al, Uma nova fase do capitalismo? São Paulo: Xamã, 2003, p. 43-70.
COUTURE, D. Enjeuxactuels em sociologiedesprofessions. Sociologieetsocieté ,vol XX nº2 october, 1998, p. 5-7
DAL ROSSO, S. Mais Trabalho! - A intensificação do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo, 2008.
KUENZER, A.Z. e MORAIS, M.C.M. Temas e Tramas na Pós-Graduação em Educação. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1341-1362, Set./Dez. 2005
LEHER. R. Para silenciar os campi. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 88, p. 867-891, Especial - Out. 2004
LE GRAND, J. Quasi-marketsand social policy. The EconomicJournal, London, v. 101, n. 408, p. 1256-1267, 1991.
Mancebo, D. “Trabalho docente: subjetividade, sobreimplicação e prazer.”Revista Psicologia Reflexiva e Crítica 01, ano/v. 20.
OCDEEnseignementsupérieurpourlasociété de laconnaissance, OCDE 2008
Disponível em :http://oecd-conference-teks.iscte.pt/downloads/OECD_apercu.pdf, Acesso maio 2012.
SCHULTZ, T.W. O Capital Humano. Investimentos em Educação e Pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
SGUISSARID, V. e SILVA JÚNIOR, J.R. Trabalho intensificado nas federais. Pós-Graduação e Produtivismo Acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.
SGUISSARDI, V. Modelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafiosparaa regulação e a formação universitária.
Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 991-1022, set./dez. 2008 993
UNESCO. Conferencia Conférencemondialesurl'enseignementsupérieur2009 :
La nouvelle dynamique de l'enseignementsupérieuret de larechercheauserviceduprogrès social et dudéveloppement. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001832/183277f.pdf. Acesso jan 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Tópicos Educacionais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.