ABORDAGENS METODOLÓGICAS NA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS: O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA UFPB

Swamy de Paula Lima Soares, Flávia Paloma Cabral Borba

Resumo


O texto procura apresentar/discutir uma abordagem de avaliação de políticas públicas, focado especialmente na dimensão de seus efeitos e/ou resultados. Para isso, propomos a construção de um desenho avaliativo do PET – Programa de Educação Tutorial – na UFPB. O Programa, que se desenvolve no escopo da formação de grupos tutoriais de aprendizagem, tem como objetivo o desenvolvimento qualitativo da graduação sobre a perspectiva do ensino da pesquisa e da extensão. A categoria analítica utilizada na avaliação foi a do enraizamento, considerando os possíveis efeitos/repercussões do Programa na dimensão acadêmica e político-institucional. A abordagem desenvolvida procura, portanto, considerar o contexto no qual o Programa é desenvolvido, bem como a atuação dos atores que, em última instância, constroem o programa na sua prática cotidiana.

 

 


Palavras-chave


Políticas educacionais, Avaliação, Abordagens metodológicas, Programa de Educação Tutorial

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DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2015.22426

                                                                                                   

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