ABORDAGENS METODOLÓGICAS NA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS: O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA UFPB
Palavras-chave:
Políticas educacionais, Avaliação, Abordagens metodológicas, Programa de Educação TutorialResumo
O texto procura apresentar/discutir uma abordagem de avaliação de políticas públicas, focado especialmente na dimensão de seus efeitos e/ou resultados. Para isso, propomos a construção de um desenho avaliativo do PET – Programa de Educação Tutorial – na UFPB. O Programa, que se desenvolve no escopo da formação de grupos tutoriais de aprendizagem, tem como objetivo o desenvolvimento qualitativo da graduação sobre a perspectiva do ensino da pesquisa e da extensão. A categoria analítica utilizada na avaliação foi a do enraizamento, considerando os possíveis efeitos/repercussões do Programa na dimensão acadêmica e político-institucional. A abordagem desenvolvida procura, portanto, considerar o contexto no qual o Programa é desenvolvido, bem como a atuação dos atores que, em última instância, constroem o programa na sua prática cotidiana.
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2000.
AMARAL, Nelson Cardoso. Financiamento da educação superior no Brasil: gastos com as IFES de Fernando Collor a Luiz Inácio Lula da Silva. In: Mariluce Bittar; João Ferreira de Oliveira; Marília Morosini. (Org.). Educação Superior no Brasil: 10 anos pós-LDB. Brasília-DF: Inep/MEC, 2008, v. 2, p. 257-282.
ARRETCHE, Maria Tereza da Silva. Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre e CARVALHO, Maria do Carmo Brant (orgs). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo:IEE/PUC-SP, 2001.
BALBACHEVSKY, Elizabeth. O Programa Especial de Treinamento – PET/CAPES – e a graduação no ensino superior brasileiro. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). INFOCAPES: Boletim Informativo. Brasília: CAPES, 1998, v.6, n.02, abr./jun, p. 6-23.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação superior. Manual de orientações básicas – Programa de Educação Tutorial. Brasília, 2006. Disponível em www.mec.gov.br/pet acesso em 31/07/2015
______. Portaria MEC 976 de 27 de julho de 2010, republicada com alterações em 2013. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14912-portaria-n-976&category_slug=dezembro-2013-pdf&Itemid=30192 >. Acesso em 18/05/2016
CARVALHO, Sônia Nahas. Avaliação de programas sociais. Balanço das experiências e contribuição para o debate. São Paulo em perspectiva. 17 (3-4): 185-197, 2003.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A questão federativa e a educação escolar. In: OLIVEIRA, R.P.; SANTANA, Wagner (Orgs.). Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades e garantir a diversidade. Brasília: UNESCO, 2010.
CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. A Expansão e o acesso ao Ensino Superior: os novos desafios da educação brasileira. In: SOUSA Júnior, Luiz et al. (Org) Políticas de gestão e práticas educativas: a qualidade do ensino. Brasília: Liber Livro, 2011.
DESSEN, Maria Auxiliadora. O programa especial de treinamento – PET: evolução e perspectivas futuras. Revista Didática, v. 30. São Paulo: UNESP, 1995, p. 27-49.
DRAIBE, Sonia Miriam. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre e CARVALHO, Maria do Carmo Brant (orgs). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo:IEE/PUC-SP, 2001.
HIRSCHMAN, Albert. Saída, voz e lealdade. São Paulo: Perspectiva, 1973.
LAFFIN, Marcos. Princípios explicativos do Programa de Educação Tutorial. In: MARTINS, Iguatemy Lucena; KETZER, Solange Medina (orgs). Programa de Educação Tutorial: Estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Brasil Tropical, 2008.
LOBO, Thereza. Avaliação de processos e impactos em programas sociais: algumas questões para reflexão. In: RICO, Elizabeth Melo (org.). Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez: Instituto de Estudos Especiais, 1988.
MULLER, Angélica. Qualidade no ensino superior: a luta em defesa do programa especial de treinamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
NEVES, Marcos Cesar Danhoni Neves. O processo PET: correspondência de uma guerra particular. Maringá: Massoni/LCV Edições, 2003.
PALUMBO, Dênnis. Public Policy in America – Government in Action. Second Edition. Harcourt Brace & Company, 1994. Tradução de Adriana Farah. para jóvenes. Montevideo : CINTERFOR, 2004.152 p.
PAULA, Maria de Fátima de. A formação Universitária no Brasil: concepções e influências. Avaliação. Campinas- SP, 2008, v. 14, n. 1, p. 71-84.
SOARES, Swamy de Paula Lima soares. Estado, políticas públicas e juventude: avaliação de efeitos de um programa federal na esfera local. 2013. 211p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.
SOBRINHO, José Dias. Educação superior, globalização e democratização: Qual universidade?. In Conferência de abertura da 27ª Reunião Anual da Anped. Caxambu, MG: 2004.
TOSTA, Rosa Maria. (et al.). Programa de Educação Tutorial (PET): Uma alternativa para a melhoria da graduação. Psicol.Am.Lat., México, N 8, nov.2006. Disponível em: http://www.psicolatina.org/08/programa.html último acesso em 10/07/2015.
WORTHEN, Blaine R., SANDERS, James R., FITZPATRICK, Jody. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Editora Gente, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Tópicos Educacionais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.