O LUGAR DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO EM PORTUGAL

Carlinda Leite, Preciosa Fernandes, Ana Mouraz

Resumo


O discurso académico produzido nos últimos anos, e que pretende orientar a formação de professores, tem apontado no sentido de que esta recorra a procedimentos de reflexão sobre a ação educacional. Neste sentido, expressões como “formação reflexiva de professores”, “professor reflexivo”, “reflexão na ação e sobre a ação” circulam com frequência no vocabulário dos professores. A par disto, tem sido reclamada a necessidade de se clarificar o sentido atribuído a estas expressões e questionada a relação entre o discurso teórico e a sua real implementação. Tendo por referência este questionamento, o texto, depois de afirmar a importância do recurso à reflexão na formação de professores e no seu desenvolvimento profissional, dá conta de um estudo empírico realizado com o objetivo de dar a conhecer a importância que lhe atribuem formadores de professores. Os dados recolhidos permitem concluir que existe a intenção de promover a formação reflexiva de professores e que ela é considerada um meio para o desenvolvimento profissional.

 

 


Palavras-chave


Formação de professores, Reflexão, Reflexividade, Desenvolvimento profissional

Texto completo:

PDF


 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ