O LUGAR DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO EM PORTUGAL
Keywords:
Formação de professores, Reflexão, Reflexividade, Desenvolvimento profissionalAbstract
O discurso académico produzido nos últimos anos, e que pretende orientar a formação de professores, tem apontado no sentido de que esta recorra a procedimentos de reflexão sobre a ação educacional. Neste sentido, expressões como “formação reflexiva de professores”, “professor reflexivo”, “reflexão na ação e sobre a ação” circulam com frequência no vocabulário dos professores. A par disto, tem sido reclamada a necessidade de se clarificar o sentido atribuído a estas expressões e questionada a relação entre o discurso teórico e a sua real implementação. Tendo por referência este questionamento, o texto, depois de afirmar a importância do recurso à reflexão na formação de professores e no seu desenvolvimento profissional, dá conta de um estudo empírico realizado com o objetivo de dar a conhecer a importância que lhe atribuem formadores de professores. Os dados recolhidos permitem concluir que existe a intenção de promover a formação reflexiva de professores e que ela é considerada um meio para o desenvolvimento profissional.
References
ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e desenvolvimento institucional: que novas funções supervisivas?. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (Org.). Supervisão na formação de professores. Porto: Porto Editora, 2002. p. 217-238.
CORREIA, José Alberto; MATOS, Manuel. Solidões e solidariedades nos quotidianos dos professores. Porto: Edições ASA, 2001.
CORREIA, José Alberto. Formação e trabalho: contributos para uma transformação dos modos de os pensar na sua articulação. In: CANÁRIO, Rui (Org.). Formação e situações de trabalho. Porto: Porto Editora, 1997. p. 13-41.
DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.
L’ÉCUYER, René. Méthodologie de l’analyse développementale de contenu. Canadá: Presses de l’Úniversité, 1990.
ESTEVES, Manuela. Sentidos da inovação pedagógica no ensino superior. In: LEITE, Carlinda. Sentidos da pedagogia no ensino superior, Porto: CIIE/Livpsic, 2010. p. 45-61.
FERNANDES, Preciosa. O currículo do ensino básico em Portugal: políticas, perspetivas e desafios. Porto: Porto Editora, 2011.
FERRY, Gilles. Le trajet de la formation. Paris: Ed. Dunot, 1987.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a libertação. Lisboa: Ed. Moraes, 1972.
FREIRE, Paulo. Uma educação para a liberdade. Porto: Edição Textos Marginais, 1974.
FULLAN, Michel; HARGREAVES, Andy. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre, 2000.
GIROUX, Henry. Los professores como intelectuales: hacia una pedagogia crítica del aprendizage. Barcelona: Ed. Paidós/M.E.C., 1990.
GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis: Ed. Vozes, 1986.
HARGREAVES, Andy. Os professores em tempo de mudança. Porto: Edições ASA, 1998.
HARGREAVES, Andy. Professorado, cultura y post modernidad (cambiam los tiempos, cambia el profesorado). Madrid: Ediciones Morata, 1996.
LEITE, Carlinda. O currículo e o multiculturalismo no sistema educativo português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. Potencialidades e limites da gestão curricular local para (e na) construção de uma escola com sentido para todos. In: ABRANTES, Paulo. Gestão flexível do currículo: reflexões de formadores e investigadores. Lisboa: ME.DEB, 2002. p. 41-62.
LEITE, Carlinda. A flexibilização curricular na construção de uma escola mais democrática e mais inclusiva. Território Educativo, 2000, 7, 20-26.
LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. Desafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos? Educação, Porto Alegre, 2010, v. 33, n. 3, p. 198-204, set./dez. 2010.
LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. Curricular studies and their relation with the political agenda for education. Transnational Curriculum Inquiry, 2012, 9(2), 35-49.
MAGALHÃES, António; STOER, Stephen. A escola para todos e a excelência académica. Porto: Profedições, 2002.
MARCELO GARCIA, Carlos; ESTEBERANZ GARCIA, Araceli. Modelos de colaboración entre la universidad ylas escuelas en la formación del professorado. Revista de Educación, 1998, v. 317, p. 97-120.
MARCELO GARCIA, Carlos. Formalidad e informalidad en el proceso de aprender a enseñar. Revista de Educación, 2009, v. 350, p. 31-55.
NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991.
NÓVOA, António. Reforma educativa Portuguesa: Questões passadas e presentes sobre a formação de professores. In: NÓVOA, António; POPKEWITZ, Thomas. Reformas educativas e formação de professores. Lisboa: Educa, 1992. p. 57-69.
NÓVOA, António. Para una formación de professores construída dentro de la profesión. Revista de Educación, 2009, v. 350, p. 203-218, set./dez. 2009.
ROLDÃO, Mª do Céu. Diferenciação curricular revisitada: conceito, discurso e práxis. Porto: Porto Editora, 2003.
SCHÖN, Donald. Educating the reflective practitioner. San Francisco: Jossey-Bass, 1987.
SCHÖN, Donald. The reflective practitioner. New York: Basic Books, 1983.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interacções humanas. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.
ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores. Lisboa: Educa, 1993.
ZEICHNER, Kenneth. Becoming a teacher educator. Teaching and Teacher Education, v. 21, p. 117-124. 2005.
ZEICHNER, Kenneth. Formação de professores: contato direto com a realidade da escola. Entrevista a Presença Pedagógica, Minas Gerais, 2000, v. 6 n. 34, p. 5-15, jul./ago. 2000.
ZEICHNER, Kenneth. New epistemologies in teacher education: rethinking the connections between campus courses and field experiences in college and university-based teacher education. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 2010, n. 68 (24.2), p. 123-149, aug. 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.