O QUE FAZER COM O RESTO DA DIVISÃO? UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS

Ana Coêlho Vieira Selva

Resumo


O objetivo de estudo foi analisar a resolução de  problemas de divisão com resto diferente de zero, assim como a influência de diferentes recursos na escolha de estratégias. Os sujeitos foram 108 crianças de alfabetização, 1 ªe 2° séries. distribuídas em Grupos que diferiam quanto ao material  disponível para auxiliá-las na resolução dos problemas: o Grupo 1 tinha fichas, o Grupo 2 tinha papel e lápis e o Grupo 3 não tinha nenhum objeto disponível. As principais
estratégias para lidar com o resto foram: (a) solicitar maior  quantidade; (b) aceitar uma desigualdade, ou seja, aceitar que um dos grupos ficasse com mais; (c) remover o resto; (d) formar grupos iguais, independente do enunciado do problema; (e) refazer o problema; (/) dividir o resto. Observou-se uma influência do Grupo no uso de tais estratégias. Salientamos, então, a necessidade de se introduzirem diferentes tipos de recursos na aprendizagem da
matemática, possibilitando ao aluno uma compreensão mais ampla dos conceitos estudados.


Texto completo:

PDF


 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ