MÚLTIPLOS E DIVISORES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2017.230574

Palavras-chave:

Múltiplos e divisores, Praxeologia matemática, Referenciais Curriculares, Livro didático

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir elementos que permitem a vivência do saber múltiplos e divisores na escola. Utilizamos as noções de habitat, nicho e praxeologia da Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Chevallard (1998) e seus colaboradores. O percurso metodológico se sustenta numa abordagem qualitativa, composta pela análise dos documentos referenciais curriculares: Pernambuco (2012a, 2012b, 2013); Recife (2015) e do livro didático de Matemática do 6º ano adota pela escola. O estudo foi desenvolvido em duas etapas. A primeira composta pela análise dos referenciais curriculares, enquanto que a segunda é dedicada a analisar a proposta do livro didático. Os resultados revelam: aproximações entre Pernambuco (2013) e Recife (2015); existência de dois habitats com diferentes funcionalidades, para o citado saber; aproximações entre o livro e os referenciais. Por fim, verificarmos que o estudo dos critérios de divisibilidade é uma forte razão de ser do estudo de múltiplos e divisores.

 

 

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Publicado

16-03-2018

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Artigos: demanda contínua