MÚLTIPLOS E DIVISORES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS
DOI :
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2017.230574Mots-clés :
Múltiplos e divisores, Praxeologia matemática, Referenciais Curriculares, Livro didáticoRésumé
Este artigo tem por objetivo discutir elementos que permitem a vivência do saber múltiplos e divisores na escola. Utilizamos as noções de habitat, nicho e praxeologia da Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Chevallard (1998) e seus colaboradores. O percurso metodológico se sustenta numa abordagem qualitativa, composta pela análise dos documentos referenciais curriculares: Pernambuco (2012a, 2012b, 2013); Recife (2015) e do livro didático de Matemática do 6º ano adota pela escola. O estudo foi desenvolvido em duas etapas. A primeira composta pela análise dos referenciais curriculares, enquanto que a segunda é dedicada a analisar a proposta do livro didático. Os resultados revelam: aproximações entre Pernambuco (2013) e Recife (2015); existência de dois habitats com diferentes funcionalidades, para o citado saber; aproximações entre o livro e os referenciais. Por fim, verificarmos que o estudo dos critérios de divisibilidade é uma forte razão de ser do estudo de múltiplos e divisores.
Références
ARTAUD, Michèle. La Problématique Écologique – Un Stile d´approche du didactique. In: Actes de la IXième École d’été de Didactique des Mathématiques. Caen: ARDM&IUFM, 1998. pp. 100-139.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2014 matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/4661-guia-pnld-2014>. Acesso em: 09 jun. 2017.
BIGODE, A. J. L. Matemática Projeto Velear. São Paulo: Editora Scipione, 2013.
CHEVALLARD, Yves. Analysedes pratiques enseignantes Et didactique des mathematiques : L’approche anthropologique. La Rochelle, 1998. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Analyse_des_pratiques_enseignantes.pdf>. Acesso em: 23 Jun. 2017.
CHEVALLARD, Yves. Approche Anthropologique du rapport au savoir et didactique des mathematiques. Paris, 2002. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Approche_anthropologique_rapport_au_savoir.pdf> Acessado em 23 de jun de 2017.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2017.
PERNAMBUCO. Parâmetros para Educação Básica do Estado de Pernambuco. SEE – PE. 2012a.
PERNAMBUCO. Parâmetros para Educação Básica do Estado de Pernambuco: Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. SEE – PE. 2012b.
PERNAMBUCO. Currículo de Matemática para o Ensino Fundamental. 2013.
RECIFE. Secretaria de Educação. Política de Ensino da Rede Municipal de Recife: ensino fundamental do 1º ao 9º ano. Recife: Secretaria de Educação, 2015.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.