HÁ PRODUÇÃO E PRODUÇÃO DO SABER!!

Xavier Uytdenbroek

Resumo


O artigo procura resgatar o valor didático de produção do conhecimento. Lembra os perigos tanto da produção puramente acadêmica que reduz o saber a uma dimensão cognitiva-instrumental, quanto de uma prática social que não seria questionada em processos de argumentação. Além disso, o artigo insiste sobre a importância da limitação histórica dos conceitos produzidos em experienciais determinadas em tal época e tal lugar. Esta extrapolação é frequente e se torna colonizadora quando estas categorias deslocadas do “seu chão histórico” são transpostas por intelectuais em situações que as classes oprimidas vivem e entendem de outro jeito e com outra dimensão. Ameaçamos impor demais e entender de menos. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASES DE DADOS

GOOGLE ACADÊMICO

UCL INSTITUTE OF EDUCATION LIBRARY

PKP | INDEX

IRESIE-INSTITUTO DE INVESTIGACIONES SOBRE LA UNIVERSIDADE Y LA EDUCATION 

EDUBASE

Tópicos EduSEcacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)