HÁ PRODUÇÃO E PRODUÇÃO DO SABER!!

Xavier Uytdenbroek

Resumo


O artigo procura resgatar o valor didático de produção do conhecimento. Lembra os perigos tanto da produção puramente acadêmica que reduz o saber a uma dimensão cognitiva-instrumental, quanto de uma prática social que não seria questionada em processos de argumentação. Além disso, o artigo insiste sobre a importância da limitação histórica dos conceitos produzidos em experienciais determinadas em tal época e tal lugar. Esta extrapolação é frequente e se torna colonizadora quando estas categorias deslocadas do “seu chão histórico” são transpostas por intelectuais em situações que as classes oprimidas vivem e entendem de outro jeito e com outra dimensão. Ameaçamos impor demais e entender de menos. 


Texto completo:

PDF


 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ