A gestão da Disciplina numa Escola Portuguesa: As Opiniões dos alunos

Carlos Alberto Gomes, Guilherme Rego da Silva, Daniela Vilaverde e Silva

Resumo


Resumo: No presente artigo apresentamos e analisamos um conjunto de resultados de investigação referentes a opiniões e posicionamentos de alunos do ensino básico (ensino fundamental no Brasil) de uma escola pública portuguesa, situada numa pequena cidade, em relação à aplicação do regulamento disciplinar. Os alunos expressaram os seus pontos de vista respondendo a um inquérito por questionário aplicado no final do ano letivo de 2013-2014. Numa leitura global, os resultados de investigação apontam para uma imagem de uma escola com um baixo nível de indisciplina, expressando uma conduta declaradamente convergente da maioria dos alunos em relação às normas (direitos e deveres) estabelecidas no referido regulamento. Todavia, uma leitura mais detalhada dos dados permite relativizar ou matizar a aparente harmonia do conjunto mostrando serem ainda assim bastante significativas as situações de clara inobservância das disposições regulamentares.

 Palavras-chave: escola, regulamento, autoridade, disciplina, alunos. 


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