A GESTÃO DA DISCIPLINA NUMA ESCOLA PORTUGUESA: AS OPINIÕES DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2017.230769Palabras clave:
Escola, Regulamento, Autoridade, Disciplina, AlunosResumen
Resumo: No presente artigo apresentamos e analisamos um conjunto de resultados de investigação referentes a opiniões e posicionamentos de alunos do ensino básico (ensino fundamental no Brasil) de uma escola pública portuguesa, situada numa pequena cidade, em relação à aplicação do regulamento disciplinar. Os alunos expressaram os seus pontos de vista respondendo a um inquérito por questionário aplicado no final do ano letivo de 2013-2014. Numa leitura global, os resultados de investigação apontam para uma imagem de uma escola com um baixo nível de indisciplina, expressando uma conduta declaradamente convergente da maioria dos alunos em relação às normas (direitos e deveres) estabelecidas no referido regulamento. Todavia, uma leitura mais detalhada dos dados permite relativizar ou matizar a aparente harmonia do conjunto mostrando serem ainda assim bastante significativas as situações de clara inobservância das disposições regulamentares.
Citas
AFONSO, Almerindo Janela. O Processo Disciplinar como Meio de Controlo Social na Sala de Aula. Universidade do Minho, Instituto de Educação, 1991.
AMADO, João. Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.
BOGDAN, Robert & BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação. Uma Introdução à teoria e aos Métodos. Porto. Porto Editora, 1994.
DURKHEIM, Emile. Sociologia, Educação e Moral. Porto: Rés Editora, 1984.
ETZIONI, Amitai. Análise Comparativa de Organizações Complexas. Sobre o Poder, o Engajamento e seus Correlatos. São Paulo: Zahar Editores, 1974.
FERREIRA, Virgínia. O Inquérito por Questionário na construção de dados sociológicos. In SILVA, Augusto Santos & PINTO, J. Madureira (orgs.). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento,1986. pp. 161-193.
FODDY, William. Como Perguntar-Teoria e Pratica da Construção de Perguntas em Entrevistas e Questionários. Oeiras: Celta Editora, 1996.
GIDDENS, Anthony. A Pesquisa em Sociologia: Métodos de Investigação. In GIDDENS, Anthony. Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997. pp. 793-824.
GOMES, Carlos Alberto. Estatuto do Aluno, Educação e Democracia: uma perspetiva e algumas interrogações. In Revista Diversidades, nº 40, Funchal: Região Autónoma da Madeira, Secretaria Regional, Direção Regional da Educação da Madeira, 2013. pp. 23-26.
HAGUETTE, Teresa M. F. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis: Vozes, 1995.
LIMA, Licínio C. Gestão das Escolas Secundárias. A Participação dos Alunos. Lisboa: Livros Horizonte. 1988.
LIMA. Licínio C. A Escola como Organização e a Participação na Organização Escolar. Braga: Instituto de Educação e Psicologia Universidade do Minho, 1998.
LIPOVETSKY, Gilles & SERROY, Jean. A Cultura-Mundo, Resposta a uma sociedade Desorientada. Lisboa, Edições 70, 1994.
LÜDKE, Menga & ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
QUIVY, Raymond & CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 1992.
SÁ, Virgínio. A Abordagem (Neo)Institucional: Ambiente (s), Processos, Estruturas e Poder. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão, 2011.
WEBER, Max. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Lisboa. Edições 70, 2001.
Referências Documentais
PORTUGAL, Ministério da Educação, Lei nº46/86, de 14 de outubro. Lei de Bases do Sistema Educativo.
PORTUGAL, Ministério da Educação, Portaria nº 679/77 de 08 de novembro, Regulamento de Funcionamento dos Conselhos Pedagógicos dos Estabelecimentos do Ensino Preparatório e Secundário.
PORTUGAL, Ministério da Educação, Decreto-Lei nº 270/98, de 01 de setembro.
PORTUGAL, Ministério da Educação, Lei nº30/2002, de 20 de dezembro. Estatuto do Aluno do Ensino Não Superior.
PORTUGAL, Ministério da Educação, Lei nº 51/2012, de 5 de setembro. Aprova o Estatuto do Aluno e Ética Escolar.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.