O ORIENTADOR EDUCACIONAL E SUA INTEGRAÇÃO COM OS DEMAIS EDUCADORES

Yves de Maupeou

Resumo


Aborda a questão do papel do especialista em educação em particular o Orientador. Situa o aparecimento deste profissional no contexto da reforma universitária de 1968 e na evolução de uma escola das minorias para uma escola das maiorias.
Questiona a validade da presença do especialista a partir da sua relação com o professor e em função da sua capacidade de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Apresenta linhas de ação e reflexão baseadas na pedagogia e na sociologia como forma de justificar o trabalho do orientador na escola. Finalniente aponta tendências vigentes nos atuais sistemas de ensino quanto à questão da integração do Orientador Educacional com os demais especialistas e com os professores.


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Referências


ALVES, N. O fazer e o pensar dos sUjpervisoil'es e orientadores educacionais.

Ed. Loyola, São Paulo, 1986.

GARCIA, R. L. Os especialistas em Educação: os mãis novos responsálveis pelo

fracasso escolar. Revista Prospectiva v. 2 nq 14 out. 85 Porto Alegre R.S.

PIMENTA, S. G. Orientador Educacional ou Pedagogo. Revista Ande n9 9

p. 29 a 37.


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Tópicos Educacionais - ISSN 0101-8701 (impresso) 2448-0215 (on line)