ALFA e BETO: como avaliar leitura e escrita na Educação Infantil?
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2020.237642Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Avaliação, Educação Infantil, Programa Alfa e Beto, Leitura e escritaResumo
Este trabalho analisa as orientações e atividades propostas para avaliação da leitura e escrita no Programa Alfa e Beto. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Educação Infantil de uma rede municipal de ensino em PE que adota o Programa Alfa e Beto. O referido programa é baseado em uma perspectiva de alfabetização pautada no método fônico. O procedimento metodológico utilizado no estudo foi a análise documental. Os principais resultados indicam que as orientações aos professores contêm critérios de avaliação que se baseiam na perspectiva classificatória, sem contemplar orientações claras ao professor quanto ao planejamento, instrumentos e considerações sobre o erro do aluno e sobre como lidar com a diversidade da turma. Em relação às atividades propostas para as crianças, estas se configuram como repetitivas e em uma perspectiva de língua enquanto código que precisa ser memorizado para ser automatizado, distanciando-se de uma perspectiva de construção do conhecimento.
Referências
ALBUQUERQUE, E. B. C. de, MORAIS, A. G. de. Avaliação e Alfabetização. In: MARCUSCHI, B. e SUASSUNA, L. (Orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Autêntica, Belo Horizonte, 2007.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: ed. 70, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
______. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. Lei Federal Nº 12.796/2013, de 04 de Abril de 2013.
BRANDÃO, A. C. e LEAL, T. F. Alfabetizar e letrar na Educação Infantil: O que isso significa? In: BRANDÃO, A. C e ROSA, E. C. (org). Ler e Escrever na Educação Infantil – Discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
DEPESBITERIS, L. Diversificar é preciso... Instrumentos e técnicas de avaliação da aprendizagem. São Paulo: Editora Senac, 2009.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HOFFMANN, J. Avaliação: Mitos e Desafios. Uma perspectiva construtivista. 17ª ed. Porto Alegre: Mediação, 1991.
______. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2011.
______. Avaliação Mediadora. Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2008.
KRAMER, S. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação Infantil e / é Fundamental In: Educação e
Sociedade. Campinas, Vol. 27, n. 96. Especial, p. 797-818, out. 2006.
LIMA, J. S. de; SILVA L. de J.; ROSA, E. C. S. Avaliação na Educação Infantil. Como as educadoras de diferentes redes compreendem esse processo. Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia. Recife: UFPE, 2010.
MACIEL, D. R. Caderno de grafismo e caligrafia Letras de Forma. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2008.
MORAIS, A. G. de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
OLIVEIRA, J. B. de O. Programa Alfa e Beto. Manual de Consciência Fonêmica. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2013.
______. O currículo documento base – Proposta Preliminar. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2012. Disponível em: www.alfaebeto.org.br. Acesso em: 20/06/2014.
______. Programa Alfa e Beto – Pré-escola. Manual de Orientação da Pré-escola. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2010.
OLIVEIRA, J. B. A., RODRIGUES, A. C. de A., MAZZUCHELLI, D. R. Agenda do professor. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2013.
________. Meu Livro de Atividades Pré II. vol I e II. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2011.
RAMOS, M. A. de S. C., CRUZ, F. M. L. Concepções de avaliação da aprendizagem na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso – Pedagogia. Recife: UFPE, 2013.
SANTOS, R. M. dos. Avaliação na Educação Infantil: Um desafio no cotidiano do professor. Trabalho de Conclusão de Curso – Pedagogia. Campina Grande: UEPB, 2014.
SCHINEIDER, S. O projeto piloto de alfabetização no Rio Grande do Sul. Um olhar de estranhamento sobre seus materiais didático. 2009. Tese de mestrado. Acesso em:
ZABALA, A. A avaliação. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre Artmed,1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tópicos Educacionais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.