ALFA e BETO: como avaliar leitura e escrita na Educação Infantil?

Magna do Carmo Silva, Graciete da Luz Silva Amorim, Luzinete Maria da Silva

Resumo


Este trabalho analisa as orientações e atividades propostas para avaliação da leitura e escrita no Programa Alfa e Beto. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Educação Infantil de uma rede municipal de ensino em PE que adota o Programa Alfa e Beto. O referido programa é baseado em uma perspectiva de alfabetização pautada no método fônico. O procedimento metodológico utilizado no estudo foi a análise documental. Os principais resultados indicam que as orientações aos professores contêm critérios de avaliação que se baseiam na perspectiva classificatória, sem contemplar orientações claras ao professor quanto ao planejamento, instrumentos e considerações sobre o erro do aluno e sobre como lidar com a diversidade da turma. Em relação às atividades propostas para as crianças, estas se configuram como repetitivas e em uma perspectiva de língua enquanto código que precisa ser memorizado para ser automatizado, distanciando-se de uma perspectiva de construção do conhecimento. 

 


Palavras-chave


Avaliação da aprendizagem, Avaliação, Educação Infantil, Programa Alfa e Beto, Leitura e escrita

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, E. B. C. de, MORAIS, A. G. de. Avaliação e Alfabetização. In: MARCUSCHI, B. e SUASSUNA, L. (Orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Autêntica, Belo Horizonte, 2007.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: ed. 70, 1977.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

______. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Lei Federal Nº 12.796/2013, de 04 de Abril de 2013.

BRANDÃO, A. C. e LEAL, T. F. Alfabetizar e letrar na Educação Infantil: O que isso significa? In: BRANDÃO, A. C e ROSA, E. C. (org). Ler e Escrever na Educação Infantil – Discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

DEPESBITERIS, L. Diversificar é preciso... Instrumentos e técnicas de avaliação da aprendizagem. São Paulo: Editora Senac, 2009.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HOFFMANN, J. Avaliação: Mitos e Desafios. Uma perspectiva construtivista. 17ª ed. Porto Alegre: Mediação, 1991.

______. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2011.

______. Avaliação Mediadora. Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2008.

KRAMER, S. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação Infantil e / é Fundamental In: Educação e Sociedade. Campinas, Vol. 27, n. 96. Especial, p. 797-818, out. 2006.

LIMA, J. S. de; SILVA L. de J.; ROSA, E. C. S. Avaliação na Educação Infantil. Como as educadoras de diferentes redes compreendem esse processo. Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia. Recife: UFPE, 2010.

MACIEL, D. R. Caderno de grafismo e caligrafia Letras de Forma. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2008.

MORAIS, A. G. de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

OLIVEIRA, J. B. de O. Programa Alfa e Beto. Manual de Consciência Fonêmica. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2013.

______. O currículo documento base – Proposta Preliminar. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2012. Disponível em: www.alfaebeto.org.br. Acesso em: 20/06/2014.

______. Programa Alfa e Beto – Pré-escola. Manual de Orientação da Pré-escola. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2010.

OLIVEIRA, J. B. A., RODRIGUES, A. C. de A., MAZZUCHELLI, D. R. Agenda do professor. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2013.

________. Meu Livro de Atividades Pré II. vol I e II. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2011.

RAMOS, M. A. de S. C., CRUZ, F. M. L. Concepções de avaliação da aprendizagem na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso – Pedagogia. Recife: UFPE, 2013.

SANTOS, R. M. dos. Avaliação na Educação Infantil: Um desafio no cotidiano do professor. Trabalho de Conclusão de Curso – Pedagogia. Campina Grande: UEPB, 2014.

SCHINEIDER, S. O projeto piloto de alfabetização no Rio Grande do Sul. Um olhar de estranhamento sobre seus materiais didático. 2009. Tese de mestrado. Acesso em:

ZABALA, A. A avaliação. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre Artmed,1998.




 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ