ANÁLISE DA TIPOLOGIA TEXTUAL DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO DO ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2018.242495Palavras-chave:
Conhecimento, Livro Didático, Marcuschi, Geografia, PiagetResumo
O artigo traz a análise do capítulo 26, do livro 360° - Geografia em Rede, em relação à construção ou não do conhecimento do aluno acerca do tema abordado. A análise foi realizada utilizando-se das tipologias textuais de MARCUSCHI (2002) e de elementos como imagens, representações cartográficas, análise das atividades, estímulo à criatividade, clareza e qualidade do texto, e a confiabilidade das informações de outras fontes. Com base na Teoria da Epistemologia Genética e do Construtivismo de Jean Piaget, concluiu-se que o capítulo propicia a construção do conhecimento do aluno, uma vez que apresenta elementos e atividades que fazem o aluno pensar e desenvolver o censo crítico. Porém, o livro didático não deve ser o único instrumento utilizado pelo professor.
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