ANÁLISE DA TIPOLOGIA TEXTUAL DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO DO ALUNO

Dowglas Amorim de Lira, Larissa de Sá Menezes, Lucas Andrade Avelar de Freitas

Resumo


O artigo traz a análise do capítulo 26, do livro 360° - Geografia em Rede, em relação à construção ou não do conhecimento do aluno acerca do tema abordado. A análise foi realizada utilizando-se das tipologias textuais de MARCUSCHI (2002) e de elementos como imagens, representações cartográficas, análise das atividades, estímulo à criatividade, clareza e qualidade do texto, e a confiabilidade das informações de outras fontes. Com base na Teoria da Epistemologia Genética e do Construtivismo de Jean Piaget, concluiu-se que o capítulo propicia a construção do conhecimento do aluno, uma vez que apresenta elementos e atividades que fazem o aluno pensar e desenvolver o censo crítico. Porém, o livro didático não deve ser o único instrumento utilizado pelo professor.

 

 


Palavras-chave


Conhecimento, Livro Didático, Marcuschi, Geografia, Piaget

Texto completo:

PDF

Referências


BEZERRA, H, G. & LUCA, T, R, de. Em busca da qualidade – PNLD História – 1996-2004. In: Sposito, Maria E. Beltrão (org.). Livros didáticos de História e Geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2006.

BRABANT, Jean-Michel. Crise da geografia, crise da escola. In: OLIVEIRA, Ariovaldo U. (org.). Para Onde Vai o Ensino de Geografia? São Paulo: Contexto, 1990. P. 15-23.

CASTROGIOVANNI, A, C. & GOULART, L, B. A questão do livro didático em geografia: elementos para uma análise. Boletim Gaúcho de Geografia, 16: 17-20, out., 1988.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 16° ed. 2010.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Coleção Magistério e Trabalho Pedagógico. Campinas: Ed. Papirus, 2012.

Fernanda Vach Michel. A origem do livro didático. Disponível em: < http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-origem-livro-didatico.htm> Acesso em: nov. 2017.

LAJOLO, Marisa. LIVRO DIDÁTICO: um (quase) manual de usuário. Revista Em Aberto, Brasília, n°69, ano 16, jan./mar. 1996.

LIBÂNEO, José Carlos: Didática, São Paulo: Cortez. 1994.

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Tradução: Ricardo Correia Barbosa. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

MARCUSCHI, Luis Antônio. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: Angela Paiva Dionísio e Maria Auxiliadora Bezerra (orgs.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 2ºed. – Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MIRANDA, Sérgio. Geografia crítica e geografia escolar: novas buscas. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. 2005 – Universidade de São Paulo.

SANTOS, Douglas. Conteúdo e objetivo pedagógico no ensino de geografia. Caderno Prudentino de Geografia (17). Presidente Prudente: AGB, jul. 1995.

SILVA, L, M, da & SAMPAIO, A de A, M. Livros didáticos de geografia: uma análise sobre o que é produzido para os anos iniciais do ensino fundamental. Revista Caminhos de Geografia. Uberlândia v. 15, n. 52 Dez/2014, p. 173–185.

SPOSITO, Maria E. Beltrão. As diferentes propostas curriculares e o livro de Geografia. In: Pontuscha, NidiaNacib; Oliveira, Ariovaldo Umbelino de (orgs.). Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002.

REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; & KAERCHER, Nestor André. Geografia: Práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007. 148 p.

TONINI, I. M. Imagens nos livros didáticos de geografia: seus ensinamentos, sua pedagogia... Mercator (UFC), Fortaleza/CE, v. 01, n.04, p. 35-44, 2003.

TURATO, Egberto Ribeiro. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 39, n. 3, June 2005.

VISENTINI, José W. O ensino de geografia no século XXI. Caderno Prudentino de Geografia (17). Presidente Prudente: AGB, jul. 1995.




 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ