ANÁLISE DA TIPOLOGIA TEXTUAL DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO DO ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2018.242495Keywords:
Conhecimento, Livro Didático, Marcuschi, Geografia, PiagetAbstract
O artigo traz a análise do capítulo 26, do livro 360° - Geografia em Rede, em relação à construção ou não do conhecimento do aluno acerca do tema abordado. A análise foi realizada utilizando-se das tipologias textuais de MARCUSCHI (2002) e de elementos como imagens, representações cartográficas, análise das atividades, estímulo à criatividade, clareza e qualidade do texto, e a confiabilidade das informações de outras fontes. Com base na Teoria da Epistemologia Genética e do Construtivismo de Jean Piaget, concluiu-se que o capítulo propicia a construção do conhecimento do aluno, uma vez que apresenta elementos e atividades que fazem o aluno pensar e desenvolver o censo crítico. Porém, o livro didático não deve ser o único instrumento utilizado pelo professor.
References
BEZERRA, H, G. & LUCA, T, R, de. Em busca da qualidade – PNLD História – 1996-2004. In: Sposito, Maria E. Beltrão (org.). Livros didáticos de História e Geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2006.
BRABANT, Jean-Michel. Crise da geografia, crise da escola. In: OLIVEIRA, Ariovaldo U. (org.). Para Onde Vai o Ensino de Geografia? São Paulo: Contexto, 1990. P. 15-23.
CASTROGIOVANNI, A, C. & GOULART, L, B. A questão do livro didático em geografia: elementos para uma análise. Boletim Gaúcho de Geografia, 16: 17-20, out., 1988.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 16° ed. 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Coleção Magistério e Trabalho Pedagógico. Campinas: Ed. Papirus, 2012.
Fernanda Vach Michel. A origem do livro didático. Disponível em: < http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-origem-livro-didatico.htm> Acesso em: nov. 2017.
LAJOLO, Marisa. LIVRO DIDÁTICO: um (quase) manual de usuário. Revista Em Aberto, Brasília, n°69, ano 16, jan./mar. 1996.
LIBÂNEO, José Carlos: Didática, São Paulo: Cortez. 1994.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Tradução: Ricardo Correia Barbosa. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.
MARCUSCHI, Luis Antônio. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: Angela Paiva Dionísio e Maria Auxiliadora Bezerra (orgs.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 2ºed. – Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
MIRANDA, Sérgio. Geografia crítica e geografia escolar: novas buscas. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. 2005 – Universidade de São Paulo.
SANTOS, Douglas. Conteúdo e objetivo pedagógico no ensino de geografia. Caderno Prudentino de Geografia (17). Presidente Prudente: AGB, jul. 1995.
SILVA, L, M, da & SAMPAIO, A de A, M. Livros didáticos de geografia: uma análise sobre o que é produzido para os anos iniciais do ensino fundamental. Revista Caminhos de Geografia. Uberlândia v. 15, n. 52 Dez/2014, p. 173–185.
SPOSITO, Maria E. Beltrão. As diferentes propostas curriculares e o livro de Geografia. In: Pontuscha, NidiaNacib; Oliveira, Ariovaldo Umbelino de (orgs.). Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002.
REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; & KAERCHER, Nestor André. Geografia: Práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007. 148 p.
TONINI, I. M. Imagens nos livros didáticos de geografia: seus ensinamentos, sua pedagogia... Mercator (UFC), Fortaleza/CE, v. 01, n.04, p. 35-44, 2003.
TURATO, Egberto Ribeiro. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 39, n. 3, June 2005.
VISENTINI, José W. O ensino de geografia no século XXI. Caderno Prudentino de Geografia (17). Presidente Prudente: AGB, jul. 1995.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.




