Para que serve o teatro na educação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2019.244384

Palavras-chave:

Pedagogia do teatro, Teatro, Performance, Arte engajada, Ativismo político, Educação, Arte

Resumo

Nesse artigo, procuramos argumentar, através de uma breve análise da história do teatro e do teatro educação, que a principal função do ensino do teatro no espaço escolar é a educação estético-política e que as artes cênico-representativas são aquelas que já por sua natureza podem oferecer uma formação para a cidadania. 


Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. 6ºed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

GUÉNOUN, Denis. A Exibição das Palavras: uma ideia (política) do teatro. Rio de Janeiro: Teatro do pequeno Gesto, 2003

SAVIANI, Dermeval. Instituições Escolares: Conceito, História, Historiografia e Práticas. EDUFU: Cadernos de História da Educação - nº. 4 - jan./dez. 2005, pp 27 – 33.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. São Paulo: Disal,2005 Ed. Adaptada bilíngue. Trad. John Milton, Marilise Rezende Bertin.

BRASIL. Senado Federal. Lei inclui artes visuais, dança, música e teatro no currículo da educação básica. Agência do Senado: Brasília, 2016. In: https:// www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/05/03/lei-inclui-artes-visuais-danca-musica-e-teatro-no-curriculo-da-educacao-basica . Consulta em 27 de agosto de 2018.

Downloads

Publicado

18-03-2020

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua