Alfabetização e letramento na educação do campo: Jogos Didáticos e Atividades Contextualizadas com os Saberes Campesinos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2019.244544Palavras-chave:
Alfabetização e Letramento, Educação do Campo, Jogos didáticos, PIBIDResumo
O presente artigo tomou como objeto “os processos de alfabetização e letramento no contexto campesino” e buscou averiguar as contribuições da ludicidade mediada pelos jogos didáticos no progresso da alfabetização e letramento de crianças do 3º ano do ensino fundamental de uma escola do campo, em 2017. Desenvolvida em uma escola atendida pelo Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA), a pesquisa teve como objetivos: i) analisar as contribuições da ludicidade pautada nos jogos didáticos, enquanto mobilizadores da participação dos estudantes nas aulas; e ii) identificar se houve avanço quanto ao desenvolvimento da alfabetização e letramento dos estudantes na medida em que a metodologia adotada envolvia a ludicidade pautada nos jogos didáticos em sala. Foram utilizados como arcabouço teórico para elaboração deste trabalho: Leal, Mendonça, Morais e Lima (2008); Soares (2003); Ferreiro (2004); Ferreiro e Teberosky (1979); Morais (2012); Soares (2010); Coutinho (2005); Caldart (2012); Arroyo (2004); Kishimoto (2002); Murcia (2005); Miranda (2001). A pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo como lócus uma escola pública municipal localizada em Caruaru-PE, no território campesino do Alto do Moura. Metodologicamente, trabalhamos com a observação participante e a intervenção pedagógica, cujos dados foram registrados em dois diários de campo. Os participantes da pesquisa foram tratados como E1, E2 e E3. Os resultados mostram que, na avaliação diagnóstica inicial, os três estudantes (E1, E2 e E3) se apresentavam na fase silábico-alfabético do desenvolvimento do sistema de escrita alfabética (SEA), porém, no decorrer das atividades que envolviam a ludicidade articulada aos jogos didáticos, evidenciou-se que os estudantes avançaram para o nível alfabético do sistema de escrita, confirmado na avaliação diagnóstica final. Concluiu-se que o caminho metodológico construído, envolvendo a ludicidade mediada pelos jogos didáticos, materializou-se enquanto possibilidade de atuação dos iniciantes à docência do PIBID, marcado pelos avanços que os estudantes apresentaram no percurso construído, desencadeando satisfação na participação das aulas, tendo como consequência os avanços nos processos de construção da alfabetização e letramento pelos estudantes.
Referências
CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e Letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. RJ: Vozes, 2008.
CALDART, R. Educação do campo. In CALDART, R. et al. (Org.) Dicionário da educação do campo. São Paulo: 2012.
COUTINHO, Marília de Lucena. Psicogênese da língua escrita: O que é? Como intervir em cada uma das hipóteses? Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos. Rio de Janeiro, 2001.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. Pioneira, São Paulo, 1994.
___________. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, 1999.
LEAL, T. F.; MENDONÇA, M.; MORAIS, A. G.; LIMA, M. Q. O lúdico na sala de aula: projetos e jogos. Brasília: 2008.
LOPES, M. da G. Jogos na Educação: criar, fazer e jogar. São Paulo: Cortez, 2001.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: 1986.
MIRANDA, S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje, 2001.
MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
MURCIA, Juan Antônio Moreno (Org.). Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SOARES, Magna. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
_________. Simplificar sem falsificar. In: Revista Educação – Guia da Alfabetização: Os caminhos para ensinar a língua escrita. N. 1. p. 6-11, SP: Editora Segmento, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tópicos Educacionais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.