Relação família - escola: Experiência de uma extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2019.244562Palavras-chave:
Relação Família-Escola, Natureza, DiálogoResumo
O presente trabalho é fruto de reflexões resultantes de um projeto de extensão universitária, realizado em 2017, pelo Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), denominado “Família, escola e desenvolvimento de aprendizagem”, que teve como objetivo o estímulo à participação familiar no acompanhamento da aprendizagem de estudantes matriculados no II ciclo do ensino fundamental de escolas da rede pública do Município de Mamanguape – PB. Utilizou-se, primeiramente, de uma pesquisa bibliográfica para o estudo do tema, em seguida, apresentou-se o relato de experiência vivido na extensão universitária, a partir do qual se concluiu que é possível a construção de um diálogo com as famílias do alunado de baixa renda, no intuito de aproximá-las do cotidiano escolar do menor, mas que esta prática exige uma mudança de postura por parte da escola e de um trabalho em conjunto com a secretaria de educação, que deve disponibilizar recursos e dar suporte para que os profissionais da educação desenvolvam esse trabalho.
Referências
BOURDIEU, P. e PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1992.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 10 de outubro de 1988. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 jul. 2018.
BRASIL. IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Panorama das cidades/Brasil/Paraíba/Mamanguape/Trabalho e Rendimento (2016). Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/mamanguape/panorama. Acesso em: 23 jul. 2018.
BRASIL. IBGE- INSTITUTO BRANSILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) - 2016, Educação. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/trabalho/17270-pnad continua.html?edicao=18971&t=resultados. Acesso em: 22 jul. 2018.
BRASIL. IBGE- INSTITUTO BRANSILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente, segundo as Unidades da Federação – 2017. [online] Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domicilios_continua/Renda_domiciliar_per_capita/Renda_domiciliar_per_capita_2017.pdf . Acesso em: 31 jul. 2018.
BRASIL. IPEA - INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Atlas dos Desenvolvimento Humano no Brasil. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/o_atlas/quem_faz/atlas_regiao_metropolitana/. Acesso em: 18 ago. 2018.
BRASIL. INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das meras do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Inep, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/1476034. Acesso em: 22 jul 2018.
BRASIL. INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Relatório SAEB (ANEB e ANRESC) 2005-2015: panorama da década. Brasília, DF: Inep, 2018. pp. 111 – 118. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb. Acesso em: 18 ago. 2018.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 de jul. 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO COM OS SISTEMAS DE ENSINO. Planejando a próxima década: Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: MEC/SASE, 2014. pp. 33 – 34. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 15 ago. 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DO TRABALHO. Informações para o Sistema Público de Emprego e Renda - Dados por Município. Disponível em: http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_isper/index.php#. Acesso em: 22 jul. 2018.
FRANÇA. OCDE - ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Programme for international student assessment (PISA) – Results from PISA 2015. Brasília, DF, dez. 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2015/pisa_2015_brazil_prt.pdc. Acesso em: 24 jul. 2018.
GOODE, W.;HATT, P. K. Métodos em pesquisa social. São Paulo: Nacional, 1973.
MAGALHÃES, A. M.; STOER, S. R. Inclusão Social e “Escola Reclamada”. In: RODRIGUES, D. (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. pp. 64 – 84.
MARTINS, G. A.; LINTZ, A. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2002.
MONTEIRO, A. Conquistas e desafios do movimento LGBT. Revista Princípios, São Paulo, ed. 96, jun./jul., 2008, pp. 51-53. Disponível em: http://revistaprincipios.com.br/artigos/96/cat/714/conquistas-e-desafios-do-movimento-lgbt-.html. Acesso em: 26 ago. 2018.
OLIVEIRA, C. B. E.; MARINHO-ARAUJO, C. M. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 27, n. 1, 2010. pp. 99-108. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v27n1/v27n1a12.pdf. Acesso em: 21 jul. 2018.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 22 jul. 2018.
RICHARDSON et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SASSAKI, A. H.; DI PIETRA, G.; MENEZES FILHO, N.; KOMATSU, B. Por que o Brasil vai mal no Pisa? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame. Policy Paper, Insper - Centro de Políticas Públicas, n. 31, jun. 2018. Disponível em: https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2018/07/Por-que-Brasil-vai-mal-PISA-Analise-Determinantes-Desempenho.pdf. Acesso em: 24 jul. 2018.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 31. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
SILVA, P. Análise sociológica da relação escola-família: um roteiro sobre o caso português. Revista do Departamento de Sociologia da FLUP, Vol. XX, 2010, pág. 443-464. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/8812.Pdf. Acesso em: 22 jul 2018.
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tópicos Educacionais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.