Estilos de aprendizagem e intenção empreendedora: o caso do curso técnico em administração
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2020.248320Palavras-chave:
Intenção Empreendedora, Estilos de Aprendizagem, Curso técnico em Administração.Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar se há correlação entre o estilo de aprendizagem, baseado no modelo de Felder; Silverman (1988) e a intenção em empreender, baseada no modelo de Liñan e Chen (2009). O objeto foram 36 alunos da disciplina de Empreendedorismo do curso técnico em Administração do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Formiga. Em relação à intenção empreendedora, destaca-se o papel das variáveis relacionadas à percepção e atitudes pessoais sobre o tema. É importante afirmar que não há correlação estatística significativa entre o estilo de aprendizagem e a intenção empreendedora; no entanto, é preciso atenção aos estilos de aprendizagem, adotando metodologias adequadas a características dos alunos, com o objetivo de fortalecer a intenção empreendedora.
Referências
AJZEN, Icek. The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, [S. l.], v. 50, n. 2, p. 179–211, 1991. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)90020-T
ARAÚJO, Roanjali Auxiliadora Gonçalves Salviano et al. Relação entre estilos de aprendizagem e características dos estudantes de ciências contábeis: Uma investigação a partir do modelo de Felder & Silverman (1988). Revista Mineira de Contabilidade, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 59–72, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21714/2446-9114rmc2019v20net05
BAE, Tae Jun et al. The Relationship Between Entrepreneurship Education and Entrepreneurial Intentions: A Meta-Analytic Review. Entrepreneurship: Theory and Practice, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 217–254, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1111/etap.12095
BAUMOL, W. J.; SCHILLING, M. A. Entrepreneurship. In: The New Palgrave Dictionary of Economics. 3. ed. Basingstoke: Palgrave Macmillan UK, 2018. p. 3440–3446. E-book. Disponível em: https://doi.org/10.1057/978-1-349-95189-5_546
BIRD, Barbara. Implementing Entrepreneurial Ideas: The Case for Intention. The Academy of Management Review, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 442, 1988. Disponível em: https://doi.org/10.2307/258091
BUANA, Yud et al. The Effect of Entrepreneurship Education on Entrepreneurial Intention of University Students by Adopting Linan Model. Binus Business Review, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 67, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.21512/bbr.v8i1.1958
BULI, Bereket Mamo; YESUF, Wasihun Mohammed. Determinants of entrepreneurial intentions. Education + Training, [S. l.], v. 57, n. 8/9, p. 891–907, 2015.
CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. Estilos de aprendizagem de Kolb e sua importância na educação. Learning Styles Review, [S. l.], v. 1, n. 1993, p. 109–123, 2008.
CHANDRA, Yanto. Mapping the evolution of entrepreneurship as a field of research (1990–2013): A scientometric analysis. PLoS ONE, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–24, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0190228
COSTA, Teresa Gomes da; MARES, Pedro. Factors affecting students’ entrepreneurial intentions of Polytechnic Institute of Setubal: a cognitive approach. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 102–117, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.13059/racef.v7i1.175
COUTO, Gleiber; BARTHOLOMEU, Daniel; MONTIEL, José Maria. Estrutura interna do Myers Briggs Type Indicator (MBTI): Evidência de validade. Avaliacao Psicologica, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 41–48, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15689/ap.2016.1501.05
DIAS, George Paulus Pereira; SAUAIA, Antonio Carlos Aidar; YOSHIZAKI, Hugo Tsugunobu Yoshida. Estilos de aprendizagem Felder-Silverman e o aprendizado com jogos de empresa. Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 53, n. 5, p. 469–484, 2013 a. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0034-75902013000500005
DIAS, George Paulus Pereira; SAUAIA, Antônio Carlos Aidar; YOSHIZAKI, Hugo Tsugunobu Yoshida. ESTILOS DE APRENDIZAGEM FELDER- SILVERMAN E O APRENDIZADO COM JOGOS DE EMPRESA. RAE - Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 53, n. 5, p. 469–484, 2013 b.
DO PAÇO, Arminda M. Finisterra et al. Behaviours and entrepreneurial intention: Empirical findings about secondary students. Journal of International Entrepreneurship, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 20–38, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10843-010-0071-9
DOLABELA, Fernando. Pedagogia empreendedora. São Paulo: Editora de Cultura, 2003. E-book.
FELDER, Richard; SILVERMAN, Linda. Learning and Teaching Styles in Engineering Education. Engineering Education, [S. l.], v. 78, n. 7, p. 674–681, 1988.
FERREIRA, João J. et al. A model of entrepreneurial intention: An application of the psychological and behavioral approaches. Journal of Small Business and Enterprise Development, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 424–440, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1108/14626001211250144
FRESE, Michael; GIELNIK, Michael M. The Psychology of Entrepreneurship. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 413–438, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-031413-091326
GANTT, Walter N. Language and Learning Styles of the " Educationally Disadvantaged ". The Elementary School Journal, [S. l.], v. 73, n. 3, p. 138–142, 1972.
GEM. Empreendedorismo no Brasil: Relatório Executivo 2017Sebrae. [S. l.: s. n.]. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal Sebrae/Anexos/Relatório Executivo BRASIL_web.pdf.
GHAEDI, Zahra; JAM, Bashir. Relationship between learning styles and motivation for higher education in EFL students. Theory and Practice in Language Studies, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 1232–1237, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.4304/tpls.4.6.1232-1237
KOLB, David A. Experiential Learning: Experience as The Source of Learning and Development. New Jersey: Prentice-Hall, 1984. E-book. Disponível em: https://doi.org/10.1016/B978-0-7506-7223-8.50017-4
KRUEGER, Norris F.; CARSRUD, Alan L. Entrepreneurial intentions: Applying the theory of planned behaviour. Entrepreneurship and Regional Development, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 315–330, 1993. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08985629300000020
KURI, Nídia Pavan. Tipos de personalidade e estilos de aprendizagem: proposições para o ensino de engenharia. 2004. - Universidade Federal de São Carlos, [s. l.], 2004.
LIÑÁN, Francisco. Intention-based models of entrepreneurship education. Piccola Impresa / Small Business, [S. l.], v. 2004, n. 3, p. 11–35, 2004.
LIÑÁN, Francisco. Development and Validation of an Entrepreneurial Intention Questionnaire (EIQ). In: 2005, Guildford, UK. INTERNATIONALIZING ENTREPRENEURSHIP EDUCATION AND TRAINING CONFERENCE. Guildford, UK: [s. n.], 2005. p. 1–14. Disponível em: http://www.intent-conference.com/structure_default/ePilot40.asp?G=621&A=1
LIÑÁN, Francisco; CHEN, Ti-Wen. Development and Cross-cultural Application of a Specific Instrument to measure Entrepreneurial Intentions. Entrepreneurship: Theory & Practice, [S. l.], v. 33, n. 593–617, p. 35–39, 2009.
LIÑÁN, Francisco; FAYOLLE, Alain. A systematic literature review on entrepreneurial intentions: citation, thematic analyses, and research agenda. International Entrepreneurship and Management Journal, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 907–933, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11365-015-0356-5
LIÑÁN, Francisco; URBANO, David; GUERRERO, Maribel. Regional variations in entrepreneurial cognitions: Start-up intentions of university students in Spain. Entrepreneurship and Regional Development, [S. l.], v. 23, n. 3–4, p. 187–215, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08985620903233929
MORIANO, Juan A. et al. A Cross-Cultural Approach to Understanding Entrepreneurial Intention. Journal of Career Development, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 162–185, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0894845310384481
PAÇO, Arminda do et al. Entrepreneurial intentions: is education enough? International Entrepreneurship and Management Journal, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 57–75, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11365-013-0280-5
PIPEROPOULOS, Panagiotis; DIMOV, Dimo. Burst Bubbles or Build Steam? Entrepreneurship Education, Entrepreneurial Self-Efficacy, and Entrepreneurial Intentions. Journal of Small Business Management, [S. l.], v. 53, n. 4, p. 970–985, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jsbm.12116
RAUCH, Andreas; HULSINK, Willem. An Investigation into the impact of entrepreneurship education on entrepreneurial behaviour. Academy of Management Learning & Education, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 131–149, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2016.03.003
SCHNITMAN, Ivana Maria. O perfil do aluno virtual e as teorias de estilos de aprendizagem. In: 2010, Pernanbuco. 3o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Redes Sociais e Aprendizagem. Pernanbuco: [s. n.], 2010. p. 1–10.
SCHUMPETER, Joseph A. Theory of economic development: an inquiry into profits, capital, credit, interest, and the business cycle. Abingdon, UK: Routledge, 2017. v. 3E-book. Disponível em: https://doi.org/10.2307/1812657
SHAPERO, A. The entrepreneurial event. In: KENT, C. A. (org.). The environment for entrepreneurship. Lexington: Lexington Books, 1984. E-book. Disponível em: https://doi.org/10.1177/104225879401800403
SHAPERO, A.; SOKO, L. The social dimensions of entrepreneurship. In: CALVIN, A. K.; DONALD, L. S.; KARL, H. V. (org.). Encyclopedia of Entrepreneurship. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1982. p. 72–90. E-book.
SILVEIRA, Amelia et al. Factors and Approaches of Entrepreneurial Intention. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 263–290, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.14211/regepe.v6i2.532
SOLESVIK, Marina Z. Entrepreneurial motivations and intentions: Investigating the role of education major. Education and Training, [S. l.], v. 55, n. 3, p. 253–271, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1108/00400911311309314
TALLMADGE, G. Kasten; SHEARER, James W. Relationships among learning styles, instructional methods, and the nature of learning experiences. Journal of Educational Psychology, [S. l.], v. 60, n. 3, p. 222–230, 1969. Disponível em: https://doi.org/10.1037/h0027623
VIEIRA JUNIOR, Niltom. Planejamento de um ambiente virtual de aprendizagem baseado em interfaces dinâmicas e uma aplicação ao estudo de potência elétrica. 2012.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.