A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (2008-2019)

Ilane Ferreira Cavalcante, Olivia Morais de Medeiros Neta, Elizama das Chagas Lemos

Resumo


Este trabalho se debruça sobre análise de artigos publicados acerca do tema Formação de professores na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica no período de 2008 a 2019. Para tanto, metodologicamente, fez-se um levantamento dos artigos analisando-os a partir de seus títulos, resumos e palavras-chave. Foram publicados 37 artigos nesse período que remeteram à temática geral Formação de professores. Desses, um deles apenas tangenciava o tema, portanto foi excluído da análise. Os demais foram divididos em seis categorias: “Análise de experiências de formação docente”; “Perfil profissional e Saberes da docência”; “O currículo e a prática pedagógica na formação docente”; “Políticas e história da formação de professores no Brasil”; “Especificidades da Formação de professores para a Educação Profissional” e “Produção do conhecimento sobre formação de professores”. Os resultados indicam que a RBEPT cumpre seu papel social de divulgar reflexões e resultados de pesquisa que dão conta da multiplicidade de temas e questões ligadas ao campo da Educação Profissional, mesmo quando analisada à luz de apenas um dos temas gerais sob seu enfoque.


Palavras-chave


Formação de professores; Educação Profissional e Tecnológica; Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ARAÚJO, Andréia Paula Ferreira de; OLIVEIRA, Gerilúcia Nascimento de. O desafio da formação docente no município de Manaus diante da nova proposta curricular de Educação de Jovens e Adultos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 75-85, mar. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

ARROYO, Miguel. Tensões na condição e no trabalho docente - tensões na formação. Movimento revista de educação. Ano 2. No 2, Rio de Janeiro: UFF, 2015, p. 1-34.

BRITO, Deusdete de Sousa; CALDAS, Fabrizio Soares. A Evolução da Carreira de Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) nos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 10, p. 85-96, jun. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

CAETANO, Dione Mari et al. Tecnologias Educacionais e a formação docente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 16, p. e8022, set. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores/as: questões e buscas atuais. Revista Nuevamerica. N º 122, 2010. Disponível em: http://www.novamerica.org.br/revista_digital/l0122/rev_emrede02.asp Acesso em 05 dea bril de 2019.

CAVALCANTE, Ilane Ferreira. HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A experiência da pesquisa na formação docente: unindo teoria à prática. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Vl 1, Nº 12. Natal: IFRN, 2017, p. 16-35. Disponível em http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/issue/view/119 Acesso em 06 de abril de 2019.

CORREIA, Daniela Bessa; BATISTA, Ana Cristina; PAIVA, Samara Yontei. O perfil de formação de professores da educação profissional que atuam em instituições privadas no RN: uma análise a partir das vozes dos docentes do eixo geral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 157-169, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

COSTA, Antonio Max Ferreira da; FONSECA, Christine Meyreles Felipe da; COSTA, L. de G. M. Desvelando o percurso formativo de docentes da educação profissional: um estudo de caso com professores do curso de análises clínicas de uma IES privada. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 82-95, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

FERREIRA, Ilane Cavalcante; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A experiência da pesquisa na formação docente: unindo teoria à prática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 16-35, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

FONSECA, Christine Meyrelles Felipe da. Formação e saberes docentes na educação profissional: um relato de experiência. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 170-178, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

GATTI, Bernadete; BARRETO, Elba Siqueira. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GHEDIN, Evandro. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Introdução. In: GHEDIN, Evandro. FRANCO, Maria Amélia Santoro. PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa em educação. São Paulo: Loyola, 2006, p. 7-24

GOMES, Vera Rejane et al. Formação docente: reflexão e didática por um ensino de química atrativo. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 5, p. 2-11, jan. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

HENRIQUE, Ana Lúcia. CAVALCANTE, Ilane Ferreira. Formação docente para a Educação profissional: relato de uma experiência de pesquisa. In: Anais do III Colóquio a Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Disponível em https://ead.ifrn.edu.br/portal/wp-content/uploads/2016/02/Artigo-61.pdf Acesso em 22 de abril de 2019.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KARASINSKI, Eduardo do Nascimento. A formação docente e a permanência e êxito na educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 17, p. e8603, out. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

KREUTZ, Daniel Henrique; WELTER, Cristiane Backes. Professor em (re) construção: reflexões de um docente em formação pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 11, p. 13-24, abr. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

KUENZER, Acácia Zeneida. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Revista Educação e Sociedade. v. 3, n. 116, p. 667-688, jul. set. 2011.

LEIVA, J. S.; SINÉSIO, L. E. Moraes; CORRÊA, A. M. Os saberes da formação docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 16, p. e8465, jun. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

LUCENA, Francineide Fernandes. A concepção de formação humana nos cursos de licenciaturas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 11, p. 25-35, abr. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 8-22, jul. 2015. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

MALDANER, Jair José. A formação docente para a educação profissional e tecnológica: breve caracterização do debate. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 13, p. 182-195, dez. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

MIRANDA, Helen Parnes; MARX, Thamires; BRANDT, Andressa Graziele. O estágio supervisionado em gestão: uma prática de ensino e de formação na perspectiva democrática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 15, p. e7512, ago. 2018. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

MORAES, C. F. C.; SINÉSIO, Luis Eduardo Moraes; CORRÊA, A. M. Formação de professores: desafios e perspectivas para a educação profissional no CEPA - município de Aquidauana-MS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 17, p. e6970, abr. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

MORAIS, João Kaio Cavalcante de; HENRIQUE, Ana Lucia Sarmento. O professor licenciado na educação profissional: quais são os saberes docentes que alicerçam seu trabalho?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 66-74, mar. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

MOTTA, Thalita Cunha; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; LEMOS, Elizama. Política de extensão na perspectiva colaborativa pela formação docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 14, p. e6885, jun. 2018. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 23-38, 2008.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 23-38, jul. 2015. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e Formação Docente na Educação Profissional. Natal: IFRN, 2014b. Disponível em:http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura . Acesso em 30 de abril de 2019.

NASCIMENTO, Erlande D Ávila D Ávila; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Possíveis articulações entre os conceitos de tecnologia e competências na formação profissional docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 13, p. 65-72, dez. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

OLIVEIRA, Bruna Mendes; OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Licenciaturas nos Institutos Federais: aspectos para discussão. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 10, p. 22-33, jun. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

PASQUALLI, Roberta; VIEIRA, Josimar de Aparecido; MASCARELLO VIEIRA, Marilandi Maria. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica a distância da rede federal de educação brasileira: análise das produções acadêmicas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 9, p. 22-31, dez. 2015. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

PIRES, Fabíula Tatiane. A formação e atuação docente dos professores da educação profissional e tecnológica: o que revelam as pesquisas dos últimos dez anos?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 17, p. e8573, set. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

SANTOS, Antonio Paulino; AZAVEDO, Rosa Oliveira Marins. Saberes docentes na educação profissional técnica de nível médio: uma proposta para a formação de professores do IFAM – Campus Lábrea. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 11, p. 36-50, abr. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

SANTOS, Maria Gerusa; MORAIS, João Kaio Cavalcante; BRANDÃO, Pollyanna Araújo. O caminho dos professores na educação profissional: percepções sobre o sentido do trabalho e do trabalho docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 96-110, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

SENA, Francisco das Chagas de. Relato de experiências pedagógicas de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância no curso de licenciatura em Letras Espanhol do IFRN. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 5, p. 20-31, jan. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

SILVA, Karla Katiele de O.; QUERIOZ, Karla da Silva; MEDEIROS, Sônia Maria Dantas. Trabalho e trabalho docente: a percepção de docentes da área de formação geral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 70-81, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

SILVEIRA, Rozieli Bovolini; GONÇALVES, Lizandra Falcão; MARASCHIN, Mariglei Severo. A formação de professores na educação profissional e tecnológica e a complexidade que envolve a permanência e êxito dos estudantes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 13, p. 81-93, dez. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

SOUSA, Laura Maria Andrade de; MOURA, Maria da Glória Carvalho. A especificidade da docência na educação profissional e tecnológica: desafios e perspectivas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 16, p. e7506, mar. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

SOUZA, Ana Claúdia Ribeiro de et al. Saberes pedagógicos e história da ciência no processo formativo de professores da educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 37-42, mar. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

SOUZA, Ana Claúdia; ANDRADE, Maria Do Carmo Ferreira; AGUIAR, Ana Flávia Souza. A formação de professores para o ensino profissional no Brasil: a construção de um caminho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 3-11, mar. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

SOUZA, Antonio Lisboa Leitão de. Formação inicial e continuada de professores para a educação profissional: a política e a produção do conhecimento para a emancipação. In: MOURA, Dante Henrique. Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. São Paulo: Mercado das letras, 2013, p. 385-407.

SOUZA, Dalvanira Faustino Domingos de; TORRES, Maria José Fernandes; DANTAS, Silvania Francisca. Percepção da relação teoria e prática no trabalho docente: um estudo com professores da área da saúde. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 125-139, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

SOUZA, Francisco das Chagas Silva; BORGES, Amanda de Azevedo. Estágio supervisionado e prática reflexiva: narrativas de concluintes da licenciatura em Matemática (IFRN/Mossoró). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 10, p. 44-54, jun. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. (Orgs.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

VAZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. 2 ed.. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1977.

VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; VIEIRA, Josimar de Aparecido. O estágio supervisionado nos cursos de formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 17, p. e7569, dez. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.

VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; VIEIRA, Josimar de Aparecido; PASQUALLI, Roberta. Formação de professores da educação profissional nos programas especiais de formação pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 43-55, mar. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2020.




 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


                                         INDEXADORES

       
 
 
  
 
   
 
 
                                          BUSCADORES 
                                  


                                                      
                                           
                                              MÉTRICAS 
 
GOOGLE ACADÊMICO: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=BbrMvUMAAAAJ