A formação de professores na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (2008-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2020.248514

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Profissional e Tecnológica, Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Este trabalho se debruça sobre análise de artigos publicados acerca do tema Formação de professores na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica no período de 2008 a 2019. Para tanto, metodologicamente, fez-se um levantamento dos artigos analisando-os a partir de seus títulos, resumos e palavras-chave. Foram publicados 37 artigos nesse período que remeteram à temática geral Formação de professores. Desses, um deles apenas tangenciava o tema, portanto foi excluído da análise. Os demais foram divididos em seis categorias: “Análise de experiências de formação docente”; “Perfil profissional e Saberes da docência”; “O currículo e a prática pedagógica na formação docente”; “Políticas e história da formação de professores no Brasil”; “Especificidades da Formação de professores para a Educação Profissional” e “Produção do conhecimento sobre formação de professores”. Os resultados indicam que a RBEPT cumpre seu papel social de divulgar reflexões e resultados de pesquisa que dão conta da multiplicidade de temas e questões ligadas ao campo da Educação Profissional, mesmo quando analisada à luz de apenas um dos temas gerais sob seu enfoque.

Biografia do Autor

Elizama das Chagas Lemos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte


Referências

ARAÚJO, Andréia Paula Ferreira de; OLIVEIRA, Gerilúcia Nascimento de. O desafio da formação docente no município de Manaus diante da nova proposta curricular de Educação de Jovens e Adultos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 75-85, mar. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3472>. Acesso em: 06 out. 2020.

ARROYO, Miguel. Tensões na condição e no trabalho docente - tensões na formação. Movimento revista de educação. Ano 2. No 2, Rio de Janeiro: UFF, 2015, p. 1-34.

BRITO, Deusdete de Sousa; CALDAS, Fabrizio Soares. A Evolução da Carreira de Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) nos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 10, p. 85-96, jun. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/4024>. Acesso em: 06 out. 2020.

CAETANO, Dione Mari et al. Tecnologias Educacionais e a formação docente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 16, p. e8022, set. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8022>. Acesso em: 06 out. 2020.

CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores/as: questões e buscas atuais. Revista Nuevamerica. N º 122, 2010. Disponível em: http://www.novamerica.org.br/revista_digital/l0122/rev_emrede02.asp Acesso em 05 dea bril de 2019.

CAVALCANTE, Ilane Ferreira. HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A experiência da pesquisa na formação docente: unindo teoria à prática. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Vl 1, Nº 12. Natal: IFRN, 2017, p. 16-35. Disponível em http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/issue/view/119 Acesso em 06 de abril de 2019.

CORREIA, Daniela Bessa; BATISTA, Ana Cristina; PAIVA, Samara Yontei. O perfil de formação de professores da educação profissional que atuam em instituições privadas no RN: uma análise a partir das vozes dos docentes do eixo geral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 157-169, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5784>. Acesso em: 06 out. 2020.

COSTA, Antonio Max Ferreira da; FONSECA, Christine Meyreles Felipe da; COSTA, L. de G. M. Desvelando o percurso formativo de docentes da educação profissional: um estudo de caso com professores do curso de análises clínicas de uma IES privada. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 82-95, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5736>. Acesso em: 06 out. 2020.

FERREIRA, Ilane Cavalcante; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A experiência da pesquisa na formação docente: unindo teoria à prática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 16-35, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5730>. Acesso em: 06 out. 2020.

FONSECA, Christine Meyrelles Felipe da. Formação e saberes docentes na educação profissional: um relato de experiência. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 170-178, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5873>. Acesso em: 06 out. 2020.

GATTI, Bernadete; BARRETO, Elba Siqueira. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GHEDIN, Evandro. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Introdução. In: GHEDIN, Evandro. FRANCO, Maria Amélia Santoro. PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa em educação. São Paulo: Loyola, 2006, p. 7-24

GOMES, Vera Rejane et al. Formação docente: reflexão e didática por um ensino de química atrativo. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 5, p. 2-11, jan. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3462>. Acesso em: 06 out. 2020.

HENRIQUE, Ana Lúcia. CAVALCANTE, Ilane Ferreira. Formação docente para a Educação profissional: relato de uma experiência de pesquisa. In: Anais do III Colóquio a Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Disponível em https://ead.ifrn.edu.br/portal/wp-content/uploads/2016/02/Artigo-61.pdf Acesso em 22 de abril de 2019.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KARASINSKI, Eduardo do Nascimento. A formação docente e a permanência e êxito na educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 17, p. e8603, out. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8603>. Acesso em: 06 out. 2020.

KREUTZ, Daniel Henrique; WELTER, Cristiane Backes. Professor em (re) construção: reflexões de um docente em formação pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 11, p. 13-24, abr. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/4370>. Acesso em: 06 out. 2020.

KUENZER, Acácia Zeneida. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Revista Educação e Sociedade. v. 3, n. 116, p. 667-688, jul. set. 2011.

LEIVA, J. S.; SINÉSIO, L. E. Moraes; CORRÊA, A. M. Os saberes da formação docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 16, p. e8465, jun. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8465>. Acesso em: 06 out. 2020.

LUCENA, Francineide Fernandes. A concepção de formação humana nos cursos de licenciaturas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 11, p. 25-35, abr. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5443>. Acesso em: 06 out. 2020.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 8-22, jul. 2015. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862>. Acesso em: 06 out. 2020.

MALDANER, Jair José. A formação docente para a educação profissional e tecnológica: breve caracterização do debate. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 13, p. 182-195, dez. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5811>. Acesso em: 06 out. 2020.

MIRANDA, Helen Parnes; MARX, Thamires; BRANDT, Andressa Graziele. O estágio supervisionado em gestão: uma prática de ensino e de formação na perspectiva democrática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 15, p. e7512, ago. 2018. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7512>. Acesso em: 06 out. 2020.

MORAES, C. F. C.; SINÉSIO, Luis Eduardo Moraes; CORRÊA, A. M. Formação de professores: desafios e perspectivas para a educação profissional no CEPA - município de Aquidauana-MS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 17, p. e6970, abr. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6970>. Acesso em: 06 out. 2020.

MORAIS, João Kaio Cavalcante de; HENRIQUE, Ana Lucia Sarmento. O professor licenciado na educação profissional: quais são os saberes docentes que alicerçam seu trabalho?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 66-74, mar. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3499>. Acesso em: 06 out. 2020.

MOTTA, Thalita Cunha; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; LEMOS, Elizama. Política de extensão na perspectiva colaborativa pela formação docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 14, p. e6885, jun. 2018. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6885>. Acesso em: 06 out. 2020.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 23-38, 2008.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 23-38, jul. 2015. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863>. Acesso em: 06 out. 2020.

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e Formação Docente na Educação Profissional. Natal: IFRN, 2014b. Disponível em:http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura . Acesso em 30 de abril de 2019.

NASCIMENTO, Erlande D Ávila D Ávila; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Possíveis articulações entre os conceitos de tecnologia e competências na formação profissional docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 13, p. 65-72, dez. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5561>. Acesso em: 06 out. 2020.

OLIVEIRA, Bruna Mendes; OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Licenciaturas nos Institutos Federais: aspectos para discussão. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 10, p. 22-33, jun. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3493>. Acesso em: 06 out. 2020.

PASQUALLI, Roberta; VIEIRA, Josimar de Aparecido; MASCARELLO VIEIRA, Marilandi Maria. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica a distância da rede federal de educação brasileira: análise das produções acadêmicas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 9, p. 22-31, dez. 2015. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3558>. Acesso em: 06 out. 2020.

PIRES, Fabíula Tatiane. A formação e atuação docente dos professores da educação profissional e tecnológica: o que revelam as pesquisas dos últimos dez anos?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 17, p. e8573, set. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8573>. Acesso em: 06 out. 2020.

SANTOS, Antonio Paulino; AZAVEDO, Rosa Oliveira Marins. Saberes docentes na educação profissional técnica de nível médio: uma proposta para a formação de professores do IFAM – Campus Lábrea. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 11, p. 36-50, abr. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/4503>. Acesso em: 06 out. 2020.

SANTOS, Maria Gerusa; MORAIS, João Kaio Cavalcante; BRANDÃO, Pollyanna Araújo. O caminho dos professores na educação profissional: percepções sobre o sentido do trabalho e do trabalho docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 96-110, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5717>. Acesso em: 06 out. 2020.

SENA, Francisco das Chagas de. Relato de experiências pedagógicas de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância no curso de licenciatura em Letras Espanhol do IFRN. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 5, p. 20-31, jan. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3121>. Acesso em: 06 out. 2020.

SILVA, Karla Katiele de O.; QUERIOZ, Karla da Silva; MEDEIROS, Sônia Maria Dantas. Trabalho e trabalho docente: a percepção de docentes da área de formação geral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 70-81, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5785>. Acesso em: 06 out. 2020.

SILVEIRA, Rozieli Bovolini; GONÇALVES, Lizandra Falcão; MARASCHIN, Mariglei Severo. A formação de professores na educação profissional e tecnológica e a complexidade que envolve a permanência e êxito dos estudantes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 13, p. 81-93, dez. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5712>. Acesso em: 06 out. 2020.

SOUSA, Laura Maria Andrade de; MOURA, Maria da Glória Carvalho. A especificidade da docência na educação profissional e tecnológica: desafios e perspectivas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 16, p. e7506, mar. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7506>. Acesso em: 06 out. 2020.

SOUZA, Ana Claúdia Ribeiro de et al. Saberes pedagógicos e história da ciência no processo formativo de professores da educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 37-42, mar. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3550>. Acesso em: 06 out. 2020.

SOUZA, Ana Claúdia; ANDRADE, Maria Do Carmo Ferreira; AGUIAR, Ana Flávia Souza. A formação de professores para o ensino profissional no Brasil: a construção de um caminho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 3-11, mar. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3553>. Acesso em: 06 out. 2020.

SOUZA, Antonio Lisboa Leitão de. Formação inicial e continuada de professores para a educação profissional: a política e a produção do conhecimento para a emancipação. In: MOURA, Dante Henrique. Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. São Paulo: Mercado das letras, 2013, p. 385-407.

SOUZA, Dalvanira Faustino Domingos de; TORRES, Maria José Fernandes; DANTAS, Silvania Francisca. Percepção da relação teoria e prática no trabalho docente: um estudo com professores da área da saúde. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 125-139, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5732>. Acesso em: 06 out. 2020.

SOUZA, Francisco das Chagas Silva; BORGES, Amanda de Azevedo. Estágio supervisionado e prática reflexiva: narrativas de concluintes da licenciatura em Matemática (IFRN/Mossoró). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 10, p. 44-54, jun. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3048>. Acesso em: 06 out. 2020.

TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. (Orgs.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

VAZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. 2 ed.. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1977.

VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; VIEIRA, Josimar de Aparecido. O estágio supervisionado nos cursos de formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 17, p. e7569, dez. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7569>. Acesso em: 06 out. 2020.

VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; VIEIRA, Josimar de Aparecido; PASQUALLI, Roberta. Formação de professores da educação profissional nos programas especiais de formação pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 43-55, mar. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3551>. Acesso em: 06 out. 2020.

Downloads

Publicado

19-11-2020

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua