The training of teachers in the brazilian journal of professional and technological education (2008-2019)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2020.248514Keywords:
Teacher training, Professional and Technological Education, Brazilian Journal of Professional and Technological Education.Abstract
his work focuses on the analysis of articles published on the subject of Teacher Education in the Brazilian Journal of Professional and Technological Education from 2008 to 2019. For this purpose, methodologically, a survey was made of the articles analyzing them from their titles, abstracts and keywords. 37 articles were published in the period referring to the general theme of Teacher Training. One of these only touched the theme, so it was excluded from the analysis. The others were divided into six categories: “Analysis of teacher education experiences”; “Professional profile and teaching knowledge”; “The curriculum and pedagogical practice in teacher education”; “Policies and history of teacher education in Brazil”; "Specificities of Teacher Education for Professional Education" and "Production of knowledge on teacher education". The results indicate that RBEPT fulfills its social role of disseminating research results that account for the multiplicity of themes and issues related to the field of Professional Education, even when analyzed in the light of only one of the general themes under its focus
References
ARAÚJO, Andréia Paula Ferreira de; OLIVEIRA, Gerilúcia Nascimento de. O desafio da formação docente no município de Manaus diante da nova proposta curricular de Educação de Jovens e Adultos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 75-85, mar. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3472>. Acesso em: 06 out. 2020.
ARROYO, Miguel. Tensões na condição e no trabalho docente - tensões na formação. Movimento revista de educação. Ano 2. No 2, Rio de Janeiro: UFF, 2015, p. 1-34.
BRITO, Deusdete de Sousa; CALDAS, Fabrizio Soares. A Evolução da Carreira de Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) nos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 10, p. 85-96, jun. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/4024>. Acesso em: 06 out. 2020.
CAETANO, Dione Mari et al. Tecnologias Educacionais e a formação docente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 16, p. e8022, set. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8022>. Acesso em: 06 out. 2020.
CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores/as: questões e buscas atuais. Revista Nuevamerica. N º 122, 2010. Disponível em: http://www.novamerica.org.br/revista_digital/l0122/rev_emrede02.asp Acesso em 05 dea bril de 2019.
CAVALCANTE, Ilane Ferreira. HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A experiência da pesquisa na formação docente: unindo teoria à prática. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Vl 1, Nº 12. Natal: IFRN, 2017, p. 16-35. Disponível em http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/issue/view/119 Acesso em 06 de abril de 2019.
CORREIA, Daniela Bessa; BATISTA, Ana Cristina; PAIVA, Samara Yontei. O perfil de formação de professores da educação profissional que atuam em instituições privadas no RN: uma análise a partir das vozes dos docentes do eixo geral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 157-169, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5784>. Acesso em: 06 out. 2020.
COSTA, Antonio Max Ferreira da; FONSECA, Christine Meyreles Felipe da; COSTA, L. de G. M. Desvelando o percurso formativo de docentes da educação profissional: um estudo de caso com professores do curso de análises clínicas de uma IES privada. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 82-95, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5736>. Acesso em: 06 out. 2020.
FERREIRA, Ilane Cavalcante; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A experiência da pesquisa na formação docente: unindo teoria à prática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 16-35, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5730>. Acesso em: 06 out. 2020.
FONSECA, Christine Meyrelles Felipe da. Formação e saberes docentes na educação profissional: um relato de experiência. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 170-178, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5873>. Acesso em: 06 out. 2020.
GATTI, Bernadete; BARRETO, Elba Siqueira. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GHEDIN, Evandro. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Introdução. In: GHEDIN, Evandro. FRANCO, Maria Amélia Santoro. PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa em educação. São Paulo: Loyola, 2006, p. 7-24
GOMES, Vera Rejane et al. Formação docente: reflexão e didática por um ensino de química atrativo. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 5, p. 2-11, jan. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3462>. Acesso em: 06 out. 2020.
HENRIQUE, Ana Lúcia. CAVALCANTE, Ilane Ferreira. Formação docente para a Educação profissional: relato de uma experiência de pesquisa. In: Anais do III Colóquio a Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Disponível em https://ead.ifrn.edu.br/portal/wp-content/uploads/2016/02/Artigo-61.pdf Acesso em 22 de abril de 2019.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KARASINSKI, Eduardo do Nascimento. A formação docente e a permanência e êxito na educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 17, p. e8603, out. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8603>. Acesso em: 06 out. 2020.
KREUTZ, Daniel Henrique; WELTER, Cristiane Backes. Professor em (re) construção: reflexões de um docente em formação pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 11, p. 13-24, abr. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/4370>. Acesso em: 06 out. 2020.
KUENZER, Acácia Zeneida. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Revista Educação e Sociedade. v. 3, n. 116, p. 667-688, jul. set. 2011.
LEIVA, J. S.; SINÉSIO, L. E. Moraes; CORRÊA, A. M. Os saberes da formação docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 16, p. e8465, jun. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8465>. Acesso em: 06 out. 2020.
LUCENA, Francineide Fernandes. A concepção de formação humana nos cursos de licenciaturas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 11, p. 25-35, abr. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5443>. Acesso em: 06 out. 2020.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 8-22, jul. 2015. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862>. Acesso em: 06 out. 2020.
MALDANER, Jair José. A formação docente para a educação profissional e tecnológica: breve caracterização do debate. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 13, p. 182-195, dez. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5811>. Acesso em: 06 out. 2020.
MIRANDA, Helen Parnes; MARX, Thamires; BRANDT, Andressa Graziele. O estágio supervisionado em gestão: uma prática de ensino e de formação na perspectiva democrática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 15, p. e7512, ago. 2018. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7512>. Acesso em: 06 out. 2020.
MORAES, C. F. C.; SINÉSIO, Luis Eduardo Moraes; CORRÊA, A. M. Formação de professores: desafios e perspectivas para a educação profissional no CEPA - município de Aquidauana-MS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 17, p. e6970, abr. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6970>. Acesso em: 06 out. 2020.
MORAIS, João Kaio Cavalcante de; HENRIQUE, Ana Lucia Sarmento. O professor licenciado na educação profissional: quais são os saberes docentes que alicerçam seu trabalho?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 66-74, mar. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3499>. Acesso em: 06 out. 2020.
MOTTA, Thalita Cunha; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; LEMOS, Elizama. Política de extensão na perspectiva colaborativa pela formação docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 14, p. e6885, jun. 2018. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6885>. Acesso em: 06 out. 2020.
MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 23-38, 2008.
MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 23-38, jul. 2015. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863>. Acesso em: 06 out. 2020.
MOURA, Dante Henrique. Trabalho e Formação Docente na Educação Profissional. Natal: IFRN, 2014b. Disponível em:http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura . Acesso em 30 de abril de 2019.
NASCIMENTO, Erlande D Ávila D Ávila; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Possíveis articulações entre os conceitos de tecnologia e competências na formação profissional docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 13, p. 65-72, dez. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5561>. Acesso em: 06 out. 2020.
OLIVEIRA, Bruna Mendes; OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Licenciaturas nos Institutos Federais: aspectos para discussão. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 10, p. 22-33, jun. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3493>. Acesso em: 06 out. 2020.
PASQUALLI, Roberta; VIEIRA, Josimar de Aparecido; MASCARELLO VIEIRA, Marilandi Maria. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica a distância da rede federal de educação brasileira: análise das produções acadêmicas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 9, p. 22-31, dez. 2015. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3558>. Acesso em: 06 out. 2020.
PIRES, Fabíula Tatiane. A formação e atuação docente dos professores da educação profissional e tecnológica: o que revelam as pesquisas dos últimos dez anos?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 17, p. e8573, set. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8573>. Acesso em: 06 out. 2020.
SANTOS, Antonio Paulino; AZAVEDO, Rosa Oliveira Marins. Saberes docentes na educação profissional técnica de nível médio: uma proposta para a formação de professores do IFAM – Campus Lábrea. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 11, p. 36-50, abr. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/4503>. Acesso em: 06 out. 2020.
SANTOS, Maria Gerusa; MORAIS, João Kaio Cavalcante; BRANDÃO, Pollyanna Araújo. O caminho dos professores na educação profissional: percepções sobre o sentido do trabalho e do trabalho docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 96-110, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5717>. Acesso em: 06 out. 2020.
SENA, Francisco das Chagas de. Relato de experiências pedagógicas de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância no curso de licenciatura em Letras Espanhol do IFRN. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 5, p. 20-31, jan. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3121>. Acesso em: 06 out. 2020.
SILVA, Karla Katiele de O.; QUERIOZ, Karla da Silva; MEDEIROS, Sônia Maria Dantas. Trabalho e trabalho docente: a percepção de docentes da área de formação geral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 70-81, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5785>. Acesso em: 06 out. 2020.
SILVEIRA, Rozieli Bovolini; GONÇALVES, Lizandra Falcão; MARASCHIN, Mariglei Severo. A formação de professores na educação profissional e tecnológica e a complexidade que envolve a permanência e êxito dos estudantes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 13, p. 81-93, dez. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5712>. Acesso em: 06 out. 2020.
SOUSA, Laura Maria Andrade de; MOURA, Maria da Glória Carvalho. A especificidade da docência na educação profissional e tecnológica: desafios e perspectivas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 16, p. e7506, mar. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7506>. Acesso em: 06 out. 2020.
SOUZA, Ana Claúdia Ribeiro de et al. Saberes pedagógicos e história da ciência no processo formativo de professores da educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 37-42, mar. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3550>. Acesso em: 06 out. 2020.
SOUZA, Ana Claúdia; ANDRADE, Maria Do Carmo Ferreira; AGUIAR, Ana Flávia Souza. A formação de professores para o ensino profissional no Brasil: a construção de um caminho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 3-11, mar. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3553>. Acesso em: 06 out. 2020.
SOUZA, Antonio Lisboa Leitão de. Formação inicial e continuada de professores para a educação profissional: a política e a produção do conhecimento para a emancipação. In: MOURA, Dante Henrique. Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. São Paulo: Mercado das letras, 2013, p. 385-407.
SOUZA, Dalvanira Faustino Domingos de; TORRES, Maria José Fernandes; DANTAS, Silvania Francisca. Percepção da relação teoria e prática no trabalho docente: um estudo com professores da área da saúde. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 125-139, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5732>. Acesso em: 06 out. 2020.
SOUZA, Francisco das Chagas Silva; BORGES, Amanda de Azevedo. Estágio supervisionado e prática reflexiva: narrativas de concluintes da licenciatura em Matemática (IFRN/Mossoró). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 10, p. 44-54, jun. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3048>. Acesso em: 06 out. 2020.
TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. (Orgs.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
VAZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. 2 ed.. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1977.
VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; VIEIRA, Josimar de Aparecido. O estágio supervisionado nos cursos de formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 17, p. e7569, dez. 2019. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7569>. Acesso em: 06 out. 2020.
VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; VIEIRA, Josimar de Aparecido; PASQUALLI, Roberta. Formação de professores da educação profissional nos programas especiais de formação pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 7, p. 43-55, mar. 2016. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3551>. Acesso em: 06 out. 2020.
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Tópicos Educacionais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.