INVESTIGANDO A EDUCAÇÃO MODERNA NA CHINA DO FINAL DO PERÍODO QING: AS LIGAÇÕES SOCIAIS DOS INTELECTUAIS DE WUXI VISANDO A UMA “NOVA EDUCAÇÃO” E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE LOCAL 1902-1905

Yiyun Ding

Resumo


Em 1902, três anos antes dos Exames para o Serviço Público (o chamado sistema Keju) serem abolidos pela corte Qing, Yang Yinhang (1878-1945) e seus colegas formados no Japão fundaram a Escola Pública de Xijin, uma das primeiras experiências do novo estilo de escola pública no distrito de Wuxi. Suas atividades foram auxiliadas por membros da família Yang Yinhang, incluindo seus dois tios, os estudiosos originários da pequena nobreza Yang Fanfu e Yang Zhixun, e sua irmã Yang Yinyu (1884-1938), que mais tarde se tornaria a primeira reitora na história moderna da China. Essa esquecida rede social da família Yang em Wuxi por volta de 1902 é significativa para compreender como esses intelectuais chineses, que estavam originalmente envolvidos no sistema Keju, assumiram as reformas educacionais e implementaram uma agenda de reforma estatal. Focalizaram corajosamente suas experiências transnacionais em um campo no qual a ideia de “educação moderna” era ainda vaga. Esse artigo argumenta que, antes de que a corte Qing anunciasse o sistema escolar padrão para substituir o sistema Keju, a família Yang e suas conexões sociais formaram uma pioneira força de novos professores em Wuxi que não só mudaram profundamente a natureza do conhecimento e da educação e o papel social do professor na era Qing tardia, mas também anteciparam transformações da ética social e da ideia de gênero existentes na era republicana.

Palavras-chave


Educação na China ;Circulação de ideias ;Modernização educacional

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