Infância e escolarização: um estudo a partir do processo civilizatório em Norbert Elias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.249565

Palavras-chave:

Infância, Escolarização, Processo civilizador, Norbert Elias

Resumo

Temos como objetivo contextualizar o papel da infância e da escolarização no contexto do processo civilizador. Sabendo então da importância da infância para o desenvolvimento do indivíduo bem como das potencialidades da escolarização pretendemos tais temáticas do ponto de vista da sociologia e das contribuições de Norbert Elias, autor que, no corpo de sua obra, apresentou elementos para uma “sociologia da infância” que embora tenha sido pouco explorada por ele próprio ao longo de sua trajetória intelectual é motivo de discussão e desenvolvimento sistemático na atualidade. O presente artigo pretende problematizar a questão da infância e o processo de escolarização a partir da teoria do processo civilizador de Norbert Elias. Este autor tratou a formação do indivíduo, a partir da organização dos grupos sociais e a constituição do processo civilizatório, tema este que julgamos ser possível compreender a partir da relação entre infância e escolarização.

Biografia do Autor

Maurício Bueno da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, sendo licenciado em Filosofia pela mesma instituição. Também possui graduação em Educação Física e Pedagogia, além de especialização em Magistério Superior e Aperfeiçoamento em Psicopedagogia. Tem experiência docente no ensino superior e médio tendo sido professor da PUC-PR entre 2010 e 2012. Também atuou como professor do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires entre 2014 e 2018. Atualmente desempenha atividades em parceria com o Centro Universitário Internacional (UNINTER), onde atua na elaboração de aulas e material didático. É membro do grupo de pesquisa "Hermenêuticas da cultura, mundo e educação" do PPGE/UFSC. Desenvolve estudos e pesquisas em fenomenologia e educação, sobretudo a partir da obra de Merleau-Ponty, cujos interesses transitam entre temas como: corporeidade, motricidade, educação e percepção.

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Publicado

29-06-2021

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua