Infância e escolarização: um estudo a partir do processo civilizatório em Norbert Elias
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.249565Palavras-chave:
Infância, Escolarização, Processo civilizador, Norbert EliasResumo
Temos como objetivo contextualizar o papel da infância e da escolarização no contexto do processo civilizador. Sabendo então da importância da infância para o desenvolvimento do indivíduo bem como das potencialidades da escolarização pretendemos tais temáticas do ponto de vista da sociologia e das contribuições de Norbert Elias, autor que, no corpo de sua obra, apresentou elementos para uma “sociologia da infância” que embora tenha sido pouco explorada por ele próprio ao longo de sua trajetória intelectual é motivo de discussão e desenvolvimento sistemático na atualidade. O presente artigo pretende problematizar a questão da infância e o processo de escolarização a partir da teoria do processo civilizador de Norbert Elias. Este autor tratou a formação do indivíduo, a partir da organização dos grupos sociais e a constituição do processo civilizatório, tema este que julgamos ser possível compreender a partir da relação entre infância e escolarização.Referências
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