A ESCOLA COMO GRUPO INSTITUÍDO E AS CONTRADIÇÕES DA SOCIEDADE DE CLASSES: Subsídios para a análise da educação brasileira.

Rosilda Arruda Ferreira

Resumo


O texto apresenta uma breve discussão acerca da escola enquanto instituição social. Para tanto, considera dois enfoques principais que classificam algumas concepções teóricas a partir de sua ênfase na idéia de consenso ou conflito. Destaca, desse  último enfoque, a abordagem marxista, como referência principal para análise da escola enquanto espaço de expressão das contradições fundamentais da sociedade de classes. Ensaia, ainda, uma análise da educação brasileira na atualidade.


Texto completo:

PDF

Referências


AI;.TIIUSSER, Louis. Aptrelhas Ideolóaia» de fitado. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

BAUDELOT, Qaude e F.STABLET, Roger. L'éooie C)pitaUstc en Fmgg;. Paris: Maspero,

BOURDIEU e PASSERON. A Rcgrpdugio: Elementos para uma Teoria do sistema de

ensino. Rio de Janeiro: Livraria Francisoo Alves Fàitora, 1975

CARNOY, Martin. F,stado. Goyert)o, Spdg!ade. Para uma teoria geral da política. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 1988.

FRIGOTTO, Gaidncio. Wuçagto Irahtlho e Cqiw;j§ncia c!o Q!!!!!ie Iglwlbadqa. ln:

C.Onferência Brasileira de Educação. 2, Belo Horimote, 1982.

GADOTl1, Moacir. Pt;QMmenlQ Pec!a&óaim Braailcim. São Paulo: Álica, 1990.

GRAMSO, Antônio. Os intelectuais e a orpgjpgto da mltura. Rio de Janeiro: Cvilizaçio

Brasileira, 1979.

----·· Cqng:&üo dja!étiça da história. Rio de Janeiro: CviliDçio Brasileira, 1978.

l..OWY, Michael. Jdeplojia e Q§ncia Spdal, Elementos para uma análise Maaista, São

Paulo: Cortez, 1985.

MARX, Karl. ldeplpaja A)eml. São Paulo:, Fàitora HUaTEC, 1987.

PAIVA, Vanilda P. F.ducagto PoJ>ul•r e f4ucagio de Ac!ultm. SP, Loyola, 1973.

SANDER, Benno. P>PRQM! e CnpOjrq, Perspectivu Analíticas na Pedagogia e os MimiDistração da F.ducação. Rio de Janeiro: Pioneira, 1984.

SA VIANI, Dermeval. fNpla e Demgqacja. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1984.

SOUZA, J. Francisa>. Uma Pcdlag&i• da ReyoJm;io. São Paulo: Cortez: Autores Associados,

TIRYAKYAN, B. "Uma Leitura atual de Durkheim". ln: Bottomore. T. Hjsma da Análise

Sgcjolóajq. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.




DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.1992.25146

                                                                                                   

                                               A revista utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/


                                                                                                    BUSCADORES

                                                                                                  

 

                                                                                                    INDEXADORES

 
                                                 
                                                               

_____________________________________________________________________________________________________________________