VÍNCULOS TRANSNACIONAIS E MEDIAÇÕES CULTURAIS: a livraria Mestre Jou como distribuidora da editora Fondo de Cultura Económica no Brasil (1952-1965)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.252694

Palavras-chave:

editoras latino-americanas, século XX, comércio livreiro, intelectuais, mediações culturais

Resumo

A editora mexicana Fondo de Cultura Económica (FCE), fundada em 1934, iniciou, já nos anos 1940, um movimento de expansão rumo ao sul do continente, incentivada por objetivos comerciais e por uma declarada missão de integração cultural da América Latina. Considerando tal contexto, este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla sobre a circulação dos livros do FCE no Brasil, por meio da atuação de sua distribuidora exclusiva, a Livraria Mestre Jou, entre os anos de 1952 e 1965. Como principais fontes, utilizamos o acervo das relações comerciais entre o FCE e a Mestre Jou, preservado pelo Arquivo Histórico do Fondo. Neste texto, enfocaremos, em primeiro lugar, os vínculos transnacionais mobilizados pelo FCE para estabelecer a representação exclusiva no Brasil, em 1952, considerando as viagens realizadas e os sujeitos envolvidos. Em segundo lugar, discutiremos brevemente as práticas de mediação cultural empreendidas por Felipe Mestre Jou na divulgação dos livros do FCE. A presente pesquisa contribui para a maior compreensão da oferta de leitura proporcionada pelas obras do Fondo de Cultura Económica aos potenciais leitores brasileiros e para a reflexão sobre a figura do livreiro como um agente cultural no universo dos impressos.

Biografia do Autor

Luciano Mendes Faria Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da UFMG, Bolsista de Pesquisa do CNPq e da FAPEMIG.

Bruna Marinho Valle Roriz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Atualmente, cursa mestrado em Educação, linha de pesquisa em história da educação, sob orientação do Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho, pela mesma instituição.

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Publicado

09-12-2021

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua