VÍNCULOS TRANSNACIONAIS E MEDIAÇÕES CULTURAIS: a livraria Mestre Jou como distribuidora da editora Fondo de Cultura Económica no Brasil (1952-1965)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.252694Palavras-chave:
editoras latino-americanas, século XX, comércio livreiro, intelectuais, mediações culturaisResumo
A editora mexicana Fondo de Cultura Económica (FCE), fundada em 1934, iniciou, já nos anos 1940, um movimento de expansão rumo ao sul do continente, incentivada por objetivos comerciais e por uma declarada missão de integração cultural da América Latina. Considerando tal contexto, este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla sobre a circulação dos livros do FCE no Brasil, por meio da atuação de sua distribuidora exclusiva, a Livraria Mestre Jou, entre os anos de 1952 e 1965. Como principais fontes, utilizamos o acervo das relações comerciais entre o FCE e a Mestre Jou, preservado pelo Arquivo Histórico do Fondo. Neste texto, enfocaremos, em primeiro lugar, os vínculos transnacionais mobilizados pelo FCE para estabelecer a representação exclusiva no Brasil, em 1952, considerando as viagens realizadas e os sujeitos envolvidos. Em segundo lugar, discutiremos brevemente as práticas de mediação cultural empreendidas por Felipe Mestre Jou na divulgação dos livros do FCE. A presente pesquisa contribui para a maior compreensão da oferta de leitura proporcionada pelas obras do Fondo de Cultura Económica aos potenciais leitores brasileiros e para a reflexão sobre a figura do livreiro como um agente cultural no universo dos impressos.
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