Por uma pedagogia do acolhimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2023.256857

Palavras-chave:

pedagogia, acolhimento, alteridade, Emmanuel Lévinas

Resumo

A presente reflexão é uma tentativa de indicar alguns referenciais teóricos que possam servir para a construção de uma pedagogia do acolhimento. Sabemos bem que a educação acontece com vista a um fim: a humanização contínua do humano. Mas que humano? O ponto de partida é a crítica apresentada pelo filósofo Emmanuel Lévinas às filosofias totalizantes. Acreditamos que, apesar do profundo respeito à raízes filosóficas gregas e europeias, Lévinas ousou pensar um humanismo a partir de outra fonte ou racionalidade, mais especificamente, a sabedoria judaica e talmúdica. Nossa intenção é nos concentrar num tipo de humanismo, denominado por Lévinas, de “humanismo do outro homem” e forjar uma pedagogia que chamamos de pedagogia do acolhimento, com vistas à formação do humano disposto a transcender a si mesmo com atitudes e ações de responsabilidade com o outro. Acreditamos que filosofia da alteridade proposta por Lévinas pode trazer para o saber pedagógico uma teoria sobre o cuidado do outrem, numa perspectiva de acolhimento e compromisso. 

Biografia do Autor

Edson Carvalho Guedes, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado do Departamento de Fundamentação da Educação, da Universidade Federal da Paraíba. Atua na área de Filosofia da Educação. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: ética e educação, fundamentos epistemológicos da educação, pedagogia e alteridade.

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Publicado

03-07-2023

Edição

Seção

Dossiê: "Ética e prática educativa"