Revisão Sistemática de Literatura
lei n. 11.645/08 e práticas pedagógicas interculturais no ensino das ciências
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2025.266096Palavras-chave:
Práticas pedagógicas interculturais, ensino das ciências, Lei n. 11.645/08Resumo
Este artigo enfatiza a importância de adotar abordagens pedagógicas interculturais para promover a diversidade como vantagem pedagógica e atender às exigências legais, como a Lei nº 11.645/08 e o RCNEI. Fundamentada no pluralismo epistemológico, busca compreender como práticas pedagógicas interculturais de professores das Ciências da Natureza, desenvolvidas a partir de saberes originários, podem contribuir para mobilizar e potencializar o ensino das ciências em escolas indígenas e não-indígenas. A partir de uma revisão sistemática da literatura (RSL), o trabalho sinaliza para a escassez de estudos sobre práticas pedagógicas interculturais no ensino das ciências, tanto em escolas indígenas quanto não indígenas, destacando a relevância do cumprimento da Lei 11.645/08 em áreas além das Ciências Humanas. A adoção de práticas interculturais contribui para a significação de conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia dos estudantes e a valorização de saberes originários.
Referências
ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Editora Livraria da Física (Coleção Contextos da Ciência), 2012.
AIKENHEAD, Glen. Science communication with the public: a cross-cultural event. In: BRYANT, C.; GORE, M.; STOCKLMAYER, S. (Eds.). Science communication in theory and practice. Amsterdam: Kluwer, 2001. p. 23-45.
ATWATER, Mary; RILEY, Joseph. Multicultural science education: perspectives, definitions and research agenda. Science Education, v. 77, n. 6, p. 661-668, nov.1993.
AIKANÃ, Luzia; NUNES, Reginaldo de Oliveira; OLIVEIRA, Iuri da Cruz. Ensino de ciências na aldeia: uma experiência com alunos da etnia aikanã sobre as plantas frutíferas da aldeia. Education Policy Analysis Archives, v. 28, n. 155, p. 1-16, 2020.
AUSUBEL, David.; NOVAK, Joseph. Donald; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF, 2008.
COBERN, William. Constructivism and non-western science education research. International Journal of Science Education, Routledge, v. 4, n. 3, p. 287-302, 1996.
COBERN, William.; LOVING, Cathleen. Defining “science” in a multicultural world: implications for science education. Science Education, v. 85, n. 1, p. 50-67, 2001.
CUEVAS LÓPEZ, Mercedes.; DÍAZ ROSAS, Francisco. Integración escolar y diversidad cultural: el recto actual de las organizaciones educativas. In: CONGRESO NACIONAL Y IBEROAMERICANO DE PEDAGOGÍA. XIII e II, 2004, Valencia. Anais do XIII Congreso Nacional y II Iberoamericano de Pedagogía: La educación en contextos multiculturales: diversidad e identidad. Valencia: Edição em CD-ROM, 2004, p. 49 58.
DIEGUES, Antonio Carlos. O mito moderno da natureza intocada São Paulo: Hucitec, 1994.
DIEGUES, Antonio Carlos; ARRUDA, Rinaldo (Org.). Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. Brasília: Ministério do Meio Ambiente; São Paulo: USP, 2001.
FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 16-35, maio/ago. 2003.
FLEURI, Reinaldo Matias. Sustentabilidade: desafios para a educação científica e tecnológica. Em Aberto, Brasília, v. 27, p. 21-40, 2014.
FLEURI, Reinaldo Matias. Educação Intercultural e Formação de Educadores. - João Pessoa: Editora do CCTA, 2022.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez/IPF, 2001.
GALVAO, Taís Freire.; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, mar. 2014.
GONÇALLO, Regina Lima Andrade; KATO, Danilo Seithi.; OVIGLI, Daniel Bovolenta; SANTOS, Elia Cristina Alves dos. Interculturalidade e educação: abordando a temática indígena na educação básica. VÉRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v.21, n.1, p. 18-27, jan./abr. 2019.
HODSON, Derek. In search of a rationale for multicultural science education. Science Education, v. 77, n. 6, p. 685-711, nov. 1993
IVES-FELIX, Neusani Oliveira; BARROS, Flavio Bezerra; NAKAYAMA, Luiza. O ensino de ciências naturais como possibilidade de interculturalidade de saberes indígenas sobre plantas Amazônicas. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 265–286, 2019.
LOPES, Edinéia Tavares; COSTA, Emmanoel Vilaça; MOL, Gerson de Souza. Educação em ciências e ensino de química: perspectivas para a pesca com o timbó na voz de alunos de uma escola indígena brasileira. Revista Fórum Identidades, v. 15, p. 1-27, 2014.
LOPES, Edinéia Tavares; GRANDO, Beleni Salete; TAUKANE, Darlene Yaminalo; TAWANRE, Eduardo Maiawai Koni; JESUS, Yasmin Lima de. Interculturalidade na perspectiva Bakairi do ensino das ciências da natureza na escola indígena. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 547–565, 2019.
LOPES, Ketila Kaliane Bacelar Brito; ARAUJO, Maise Ribeiro; COSTA, Franciellen Rodrigues da Silva. Os caminhos do Arandu até o Kimistari: relações étnico-raciais no ensino de química através de oficinas temáticas. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 1-14, 2023.
LOPES, Edinéia Tavares. Um olhar acerca das relações entre sujeitos Baikairi, a escola indígena e os conhecimentos científicos escolares. In: SOUZA, D. N. e SILVA, V. A. A questão do sentido e pesquisas em ensino de ciências e matemática: uma homenagem a Bernard Charlot. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 401-442
MATTHEWS, Michael. Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994.
MIZETTI, Maria do Carmo Ferreira. O desafio do ensino de ciências nas escolas indígenas do rio Grande do sul. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Programa de Pós graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2017.
MELO, Nadenka Beatriz. Enseñanza a partir de saberes tradicionales de las comunidades de la etnia wayuu. Educ.Educ. v. 22. n.2, p.237-255 Mayo/agost., 2019.
MONTEIRO, Ercila Pinto; ZULIANI, Silvia Regina Quijadas Aro. A abordagem intercultural nas escolas indígenas Tikuna do Amazonas: o ensino de química. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 26, e20059, p. 1-13, 2020.
MORIN, Edgar. Le vie della complessità. In: BOCCHI G., CERUTI M. (a cura di). La sfida della complessità. Milano: Feltrinelli, p. 49-60, 1985.
NASCIMENTO, Maria Rosemi Araujo.; FELDMANN, Marina Graziela. Educação escolar indígena em escola não indígena: compartilhando saberes em uma prática de ensino de ciências da natureza. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 80-96, jul./dez. 2020
OGAWA, Masakata. Science education in a multiscience perspective. Science Education, v. 79, n. 5, p. 583-593, 1995.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; GOMES, Daniel Pinto.; CARMO, Klertianny Teixeira do; SILVA, Eduardo Vinicius Mota. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 4, p. 412-418, dez. 2019
ROSA, Isabela Santos Correia; ALMEIDA, Rosiléia Oliveira de; SANTANA, Catiana Santos Correia. Universalismo, pluralismo epistemológico e multiculturalismo crítico: problematizando a possibilidade de uma nova posição epistemológica. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 13, n. Especial, p. 726-742, dez. 2020
SANTA ROSA, Silvana Costa; LOPES, Tavares Lopes. Tendências das publicações brasileiras sobre a formação de professores indígenas em ciências da natureza. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 14, n. 32, p. 108-120, jul-dez de 2018.
SANTOS, Raimundo Ribeiro dos; MELO, Elisângela Aparecida Pereira de. Etnografia como campo de pesquisa na e para a prática docente de professores indígenas inykarajá que ensinam ciências e matemática. Cadernos CIMEAC – v. 11, n. 1, 2021.
SANTILLI, Juliana. A biodiversidade das comunidades tradicionais. In: BESUNSAN, N (Org.). Seria melhor ladrilhar? Biodiversidade como, para que, por quê. Brasília: Editora Universidade de Brasília, Instituto Socioambiental, 2002. p. 89-94.
SAMPAIO, Rosana; MANCINI, Márcio. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, n.11(1), p. 83–89, fev. 2007.
SOUTHERLAND, Sherry. Epistemic universalism and the shortcomings of curricular multicultural science education. Science Education, v. 9, n. 3, p. 289-307, May 2000.
VALADARES, Juarez Melgaço; JUNIOR, Célio da Silveira. Interculturalidade e Ensino de Ciências: O Cotidiano de uma Sala de Aula. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. v. 28, n.153, 2020.
WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad: Perspectivas críticas y políticas. Visão Global, Joaçaba, v. 15. n. 1-2, p. 61-74, jan./dez.2012.
XAVIER, Patrícia Maria Azevedo; FLÔR, Cristhiane Carneiro Cunha. Saberes populares e educação científica: um olhar a partir da literatura na área de ensino de ciências. Revista Ensaio, v.17, n. 2, p. 308-328, Maio/Ago, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Beatriz Alves Salgueiro, Rafael Santana Bezerra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.