REVISTA AUDIOVISUAL “DIA A DIA DA ALEGRIA”: potências em imaginações, hipertextos e currículos nômades
Keywords:
Currículo, hipertexto, imaginação, EducaçãoAbstract
Este ensaio apresenta um recorte dos movimentos produzidos na tese de doutorado intitulada Currículos-Hipertextos-Pops, defendida na Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Esse recorte expõe o trabalho realizado em parceria com alunos e duas professoras de duas quartas séries, quinto anos do ensino fundamental da rede municipal de Paulínia-SP, produzindo e utilizando a produção audiovisual, entre outros meios, na constituição de agenciamentos, imaginações, hipertextos, intuições, consistências, territórios, desterritorializações, acontecimentos; currículos nômades a serem reinventados como virtualizações de nossos pensamentos e percepções. Deslocamentos do tempo e do espaço em agenciamentos revista audiovisual “Dia a dia da Alegria”.
References
BACHELARD, Gastor. O Ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo: Martins fontes, 2001.
BRANDÃO, Ludmila de Lima. A casa subjetiva: matérias, afectos e espaços domésticos. São Paulo: Perspectiva; Cuiabá: Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, 2002.
CORAZZA, Sandra Mara. Diferença pura de um pós-currículo. In: LOPES, Alice Casimiro. MACEDO, Elizabeth. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.
COSTA, Marisa Vorraber. Poder, discurso e política cultural: contribuições dos estudos culturais ao campo do currículo. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Tradução: Suely Rolnik. Rio de Janeiro: ED. 34, Vol. IV, 1997. (Coleção TRANS).
________________________________. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Tradução: Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. Rio de Janeiro: ED. 34, Vol. V, 1997b. (Coleção TRANS).
________________________________. O que é filosofia? Tradução: Bento Prado Júnior e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. (Coleção TRANS).
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Tradução: Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005. (Cinema 2).
________________. Lógica do sentido. Tradução: Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 2003.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2.ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
__________.O que é virtual?. São Paulo: Editora 34, 1996.
LIMA, André Pietsch. Escritos sobre encontros, integração e formação de professores. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação da Unicamp, 2002.
RESENDA, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editoria. São Paulo: Summus, 2000.
ROY, Kaustuv. Teaches in nomadic spaces. Deleuze and Curriculum. New York: Peter Lang, 2003. (A Book Series of Curriculum Studies. V. 5). 125p.
SAMPAIO, Camila Pedral. O cinema e a potência do imaginário. IN: BARTUCCI, Giovana (org.). Psicanálise, Cinema e Estética de Subjetivação. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2000.
SIMÕES, Inimá. A nossa TV brasileira: por um controle social da televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Tópicos Educacionais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.