MOVIMENTOS “DE” E “PARA” EDUCAÇÃO POPULAR: PERNAMBUCO NOS PRIMEIROS ANOS DA DÉCADA DE 1960
Keywords:
Educação Popular, Movimentos educacionais, PernambucoAbstract
Este estudo objetiva inserir movimentos educacionais de caráter popular - dos primeiros anos da década de 1960, em Pernambuco - numa análise fundamentada na perspectiva da História Cultural, a qual intenciona realizar uma releitura destas ações através de dimensões que incluam a política, o social, a economia, mas, sobretudo, a cultura. Buscando, dessa forma, explicitar as tramas do cotidiano destes movimentos educacionais utilizamos como aporte metodológico a oralidade e acervo documental. Assim, identificamos detalhes do desenrolar destas ações educacionais, impressões dos sujeitos que atuaram nos movimentos, divergências internas e externas às ações, bem como as contribuições destes movimentos para a História da Educação.
References
BARROS, José D’Assunção. O campo da história: especificidades e abordagens. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e Educação Popular: A Teoria e a Prática de Paulo Freire no Brasil. 3. ed. São Paulo: Ática, 1992.
___________ . Estado e educação popular. Brasília: Liber Livros Ed., 2004.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.
BRASIL. Constituição, 1946. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao46.htm>. Acesso em: 03 dez. 2012
BRAYNER, Flávio. O MCP e a invenção do povo. Revista Continente, Recife, ano X, p. 54, maio/2010.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Portugal: Difel, 2002.
CORTEZ, Marcius. O golpe na alma. São Paulo: Pé-de-chinelo Editorial, 2008.
DE KADT, Emanuel. Católicos radicais no Brasil. Trad. Maria Valentina Rezende e Maria Valéria Rezende. Brasília: UNESCO/MEC, 2007.
FALCON, Francisco José Calazans. História cultural e história da educação. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, 2006 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-4782006000200011&script=sci_arttext>
Acesso em: 18 dez. 2012.
FERRARO, Alceu Ravanello. História inacabada do analfabetismo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em Educação popular. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
GOÉS, Moacir de. Os movimentos de cultura/educação popular. In: CUNHA, Antônio; GOÉS, Moacir de. O golpe na Educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986.
MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisitada. 6. ed., 1. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010a.
______. História, metodologia, memória. São Paulo: Contexto, 2010b.
PAIVA, Vanilda. História da Educação Popular no Brasil. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. 2. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SANTOS, Evson Malaquias de Moraes (Org.; Coord.). Atas do Conselho, da Assembleia e da Comissão Designativa do Reitorado de João Alfredo e Vice-Reitorado de Newton Maia da Universidade do Recife: junho de 1959 a agosto de 1964. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010.
SKIDMORE, Thomas E. Democracia sob Getúlio Vargas, dias tranquilos com Juscelino Kubitschek e um golpe militar: 1945-1964. In: Uma história do Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
SOUZA, Kelma Fabiola Beltrão. Por uma outra história da educação popular. Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 32. 2009, Caxambu. Anais. Caxambu: 2009. p. [1-14]. Disponível em meio eletrônico: http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT06-5914--Int.pdf. Acesso em: 20 abr./2011.
TELES, José. Reportagem – Movimento de Cultura Popular. In: BARRETO, Túlio Velho; FERREIRA, Laurindo (Org.). Na trilha do golpe: 1964 revisitado. Recife: Editora Massangana, 2012.
WANDERLEY, Luiz Eduardo W. Educação popular: metamorfoses e veredas. São Paulo: Cortez, 2010.
Depoimentos orais:
BALTAR, Letícia. Letícia Baltar: depoimento [jan.2011]. Entrevistadores: A. Santos, C. Farias, J. Silva e A. Silva. Recife: PE, 2011. MP3. Entrevista concedida ao Programa Institucional de Iniciação Científica “Paulo Freire, a UFPE e o Movimento de Educação Popular”.
BEZERRA, Almeri. Almeri Bezerra: depoimento [jan.2011]. Entrevistadores: A. Santos, C. Farias, J. Silva e A. Silva. Recife: PE, 2011. MP3. Entrevista concedida ao Programa Institucional de Iniciação Científica “Paulo Freire, a UFPE e o Movimento de Educação Popular”.
CAVALCANTI, Renato da Cunha. Renato da Cunha Cavalcanti: depoimento [set.2011]. Entrevistadores: A. Santos e A. Silva. Recife: PE, 2011. MP3. Entrevista concedida à pesquisa História da Educação Popular em Pernambuco.
CRESPO, Enes Paulo. Paulo Crespo (depoimento, 1978). Rio de Janeiro, CPDOC, 1990. 46 p. dat.
FARIAS, Iêda Luzia Brayner de. Iêda Luzia Brayner de Farias: depoimento [jul.2010]. Entrevistadores: C. Farias e A. Silva. Recife: PE, 2010. MP3. Entrevista concedida ao Programa Institucional de Iniciação Científica “A divergência ao ideário pedagógico de Paulo Freire, na década de 1970, no Recife”.
HORA, Abelardo Germano da. Abelardo Germano da Hora: depoimento [out.2010]. Entrevistadores: A. Santos, C. Farias, J. Silva e A. Silva. Recife: PE, 2010. MP3. Entrevista concedida ao Programa Institucional de Iniciação Científica “Paulo Freire, a UFPE e o Movimento de Educação Popular”.
LINS, Rômulo Fernando de Aguiar. Rômulo Fernando de Aguiar Lins: depoimento [out. 1986]. Entrevistador: E. M. Fernandes. São Paulo: SP, 1986. Entrevista concedida ao CEHIBRA, Fundação Joaquim Nabuco.
Jornais:
Diário de Pernambuco
Jornal do Commercio
Vanguarda (Caruaru)
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Tópicos Educacionais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.




