AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA - UFPE SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE
Keywords:
Representação Social, Profissão, Formação Inicial, DocênciaAbstract
A profissão docente no Brasil, principalmente nas últimas décadas, vem sendo pauta de vários estudos sob os mais diversos pontos de vista. Esta investigação prioriza o olhar do aluno do Curso de Pedagogia - UFPE, enquanto futuro profissional, a partir de suas representações sociais. Assume que uma representação social não pode ser captada como um dado estanque e isolado, mas no movimento pelo qual o homem concreto, relacionado e histórico, vai continuamente atribuindo sentidos aos objetos de que se apropria. A pesquisa foi realizada com 607 alunos e a análise feita teve como base a perspectiva sócio-crítica que vê a representação social tanto como enunciadora do sentido existente como prenunciadora de uma possível transformação. Os resultados confirmam as esperanças, desencantos e acomodações tão característicos de uma realidade social contraditória.
References
ALLOUFA, J. e MADEIRA, M. "Representações da Educação: que
relação é esta?". ln II Colóquio Franco-Brasileiro de Educação e
Linguagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte -
Université de Caen. Natal/RN, 1995.
CONTRERAS, D. J. A Autonomia de Professores. São Paulo: Cortez
Editora, 2002.
GOUVEIA, A. J. Professoras de Amanhã: Um Estudo de Escolha
Ocupacional. São Paulo: Pioneira, 1970.
HYPÓLITO, Á. M. Trabalho Docente, Classe Social e Relações de Gênero.
Campinas: Papiros, 1997.
HYPÓLITO, Á. M. Trabalho docente e profissionalização: Sonho
prometido ou sonho negado? ln 1. VEIGA e M. CUNHA (Orgs.).
Desmistificando a Profissionalização do Magistério. Campinas: Papirus,
1999.
JODELET, D. "Représentattions sociales: phenoménes, concepts et
théories" ln : MOSCOVICI, S. (ed.). Psychologie Sociale, pp. 357-378.
Paris: PUF, 1988.
JOVCHELOVITCH, S. "Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade,
espaço público e Representações Sociais". ln: P.
Tóp. Ed11c .. Recife, v. 17, n~• 1-3, p. 91-111, 2007
As representações sociais dos alunos do Curso de Pedagogia - UFPE... 111
GUARESCHI e S. JOVCHELOVITCH (Orgs.). Textos em Representações
Sociais. Petrópolis, Rj: Vozes, 1997.
LOURO, G. L. "Magistério de 1º grau: Um trabalho de mulher".
Educação e Realidade 14 (2), 1989. pp. 31-39.
NÓVOA, A. "Formação de Professores e Profissão Docente" ln: A.
Nóvoa (Coord.). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Publicações
Dom Quixote/ IIE, 1992a.
PEREIRA, L. O Magistério numa Sociedade de Classes. Estudo de uma
Ocupação em São Paulo. São Paulo: Pioneira, 1969.
PESSANHA, E. Ascensão e Queda do Professor. 3.ed. São Paulo, Cortez,
2001.
PIMENTA, S. "A didática como mediação na construção da
identidade do professor-uma experiência de ensino e pesquisa na
licenciatura". ln M. André e M. Oliveira (Orgs.). Alternativas do Ensino
de Didática. Campinas: Papirus, 1997. p. 37-69.
PIMENTA, S. (Org.). Pedagogia e Pedagogos: Caminhos e Perspectivas.
São Paulo: Cortez Editora, 2002.
SA VIANI, D. "A filosofia na formação do educador". ln Educação: do
Senso Comum à Consciência Filosófica. Campinas: Autores Associados,
1980.
TORRES-SANTOMÉ, J. El Curriculum Oculto. Madri: Morata, 1991.
VEIGA, I. et ai. Licenciatura em Pedagogia: Realidades, Incertezas, Utopias.
Campinas: Papirus, 1997.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Tópicos Educacionais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.