REGULARIDADES DA FIGURA DO PARALELOGRAMO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA VARIÁVEL DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2018.243318Keywords:
Figura do paralelogramo, Variável didática, Livro didáticoAbstract
Esta pesquisa teve por objetivo analisar as regularidades da figura do paralelogramo obliquângulo em uma coleção de livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental II. A fundamentação teórica é alicerçada na Teoria das Situações Didáticas, particularmente a noção de variável didática. A metodologia tem uma abordagem quanti-qualitativa de caráter documental e tem como variável didática potencial a figura do paralelogramo obliquângulo. Estabelecemos como variáveis didáticas: a posição relativa dos lados do paralelogramo, orientação do lado de maior comprimento, inclinação e altura do paralelogramo. As análises de resultados indicaram que a posição relativa dos lados do paralelogramo é aquele que se apresenta na horizontal. Em relação à inclinação encontra-se, majoritariamente, para a direita. Quanto à orientação do lado de maior comprimento constatamos que na maioria estão na horizontal e com alturas internas. Essas regularidades na coleção poderão influenciar na resolução de problemas ou na identificação da figura do paralelogramo, uma vez que para os estudantes usuários dessa coleção os paralelogramos são apresentados de forma prototípica.
References
ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Paraná. Ed. UFPR, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos PNLD 2008: Matemática. Brasília: MEC, 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, ensino de quinta a oitava séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum – BNCC 2ª versão. Brasília, DF, 2016.
DEGUIRE, L. J. Geometria: um caminho para o ensino de resolução de problemas do jardim-de-infância à nona série. In: LINDQUIST, M.M., e SHULTE, A.P. (orgs.) Aprendendo e ensinando geometria. Tradução Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1994.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. – 6ª ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
GUIMARÃES. B. A. A.; SANTOS, W. SL. S. A problemática do ensino de geometria. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/44-4.pdf. Acesso em 17/10/2017.
LORENZATO, S. Porque não ensinar geometria? In: Educação Matemática em Revista - SBEM, ano III, n.4 p. 3-13, 1º semestre. 1995
NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L. B. A geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EdUFSCar, 2003.PAVANELLO, R. M.
O abandono do Ensino da Geometria no Brasil: causas e consequências. In Zetetiké, n.1, p.07-17, Unicamp, mar. 1993.
SANTOS, M. R. Resolução de problemas envolvendo área do paralelogramo: um estudo sob a ótica do contrato didático e da variável didática. Dissertação de mestrado, 2005. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Departamento de Educação: Recife, 2005.
SANTOS, M. R. & BELLEMAIN, P. M. B. A área do paralelogramo no livro didático de matemática. Educação Matemática em Revista. SBEM. Ano 13, nº 23. Recife, 2007.
SANTOS, A. S. MARTINS, L. A importância do livro didático. Revista Virtual, v.7, nº 1, p. 20 – 33. Candombá, 2011.
SOARES M. B. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na Cibercultura. Educação e Sociedade: dez. 2002, v. 23. n. 81, p. 141-160.
TELES, R. A. M. Imbricações entre campos conceituais na matemática escolar: um estudo sobre as fórmulas de área de figuras planas. Tese de Doutorado, 2007. Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Educação: Recife, 2007. Disponível em: http://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4125. Acesso em 10/10/2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.
 
							









 As obras deste periódico estão licenciadas com
 As obras deste periódico estão licenciadas com  
        
       
       
