A gênese teórica de um modelo de ensino universitário

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2020.248247

Keywords:

Anthropos, Aprendizagem significativa, Episteme, Modelo didático, Relação dialógica

Abstract

Este artigo, como seu título indica, trata dos conceitos essenciais que devem ser levados em conta na concepção de um modelo didático para o ensino das ciências básicas -ou de qualquer outra disciplina-na universidade.De acordo com o argumento desenvolvido, o homem e suas características devem constituir o eixo conceitual primordial.Por esta razão, o texto desenvolve brevemente um marco antropológico, um marco epistemológico e um marco teórico onde estes conceitos e as necessidades do modelo são inseridos em relação ao homem.O marco antropológico trata do problema do homem e da relação entre o antropológico e o pedagógico. No marco epistemológico, a natureza da aprendizagem nas ciências e as características das disciplinas científicas. Finalmente, no quadro teórico,a conjugação de diversos elementos ligados à aprendizageme algumas características essenciais que o modelo que procura deve ter.

References

AUSUBEL, David y otros. Psicología Educativa. Un punto de vista cognoscitivo. Mexico: Trillas, 2009.

BUBER, Martin. ¿ Qué es el hombre? México: FCE, 1992.

DEL RE, Giuseppe. Models and analogies in science. International Journal for Philosophy of Chemistry, Vol. 6, N. 1, pp. 5-15, 2000.

FULLAT, Octavi. Homo Educandus: Antropología Filosófica de la Educación. Puebla: UIA, 2011.

GALLEGO, Rómulo. Un concepto epistemológico de modelo para la didáctica de las ciencias experimentales. Revista electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol. 3, Nº 3, Bogotá, 2004.

HANSON, Russell. Observation and Explanation: A guide to Philosophy of Science. Patterns of Discovery. An Inquiry into the Conceptual Foundation of Science. Cambridge: University Press, 2010

MEDINA, Antonio. Elaboracion de un modelo didactico: base para la realizacion eficiente

de la tarea docente. Revista Española de Pedagogía Año XI. Nº 155, pp. 75-103. Junio-Septiembre, 1982

PLATO. Apology. Lisbon: Logos Editions, 2018.

PIAGET, Jean. The psychology of intelligence. London: Routledge, 2001.

POPHAM, W. James. Criterion Referenced Measurement. New Jersey: Prentice Hall, 1978

POPHAM, W. James. What’s wrong –and what’s right – with rubrics? Educational Leadership. Vol. 55. Nº 2, pp. 72-75, 1997.

POPHAM, W. James. (Coord.) Evaluación trans-formativa. El poder transformador de la evaluación formativa. Madrid : Narcea, 2013.

SIERRA BRAVO, Restituto. Técnicas de investigación social. Teoría y ejercicios. Madrid: Paraninfo, 1984.

VYGOTSKY, Lev. Thought and Language. Cambridge, USA: MIT Press, 2012.

Published

2020-11-19