A gênese teórica de um modelo de ensino universitário
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2020.248247Keywords:
Anthropos, Aprendizagem significativa, Episteme, Modelo didático, Relação dialógicaAbstract
Este artigo, como seu título indica, trata dos conceitos essenciais que devem ser levados em conta na concepção de um modelo didático para o ensino das ciências básicas -ou de qualquer outra disciplina-na universidade.De acordo com o argumento desenvolvido, o homem e suas características devem constituir o eixo conceitual primordial.Por esta razão, o texto desenvolve brevemente um marco antropológico, um marco epistemológico e um marco teórico onde estes conceitos e as necessidades do modelo são inseridos em relação ao homem.O marco antropológico trata do problema do homem e da relação entre o antropológico e o pedagógico. No marco epistemológico, a natureza da aprendizagem nas ciências e as características das disciplinas científicas. Finalmente, no quadro teórico,a conjugação de diversos elementos ligados à aprendizageme algumas características essenciais que o modelo que procura deve ter.
References
AUSUBEL, David y otros. Psicología Educativa. Un punto de vista cognoscitivo. Mexico: Trillas, 2009.
BUBER, Martin. ¿ Qué es el hombre? México: FCE, 1992.
DEL RE, Giuseppe. Models and analogies in science. International Journal for Philosophy of Chemistry, Vol. 6, N. 1, pp. 5-15, 2000.
FULLAT, Octavi. Homo Educandus: Antropología Filosófica de la Educación. Puebla: UIA, 2011.
GALLEGO, Rómulo. Un concepto epistemológico de modelo para la didáctica de las ciencias experimentales. Revista electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol. 3, Nº 3, Bogotá, 2004.
HANSON, Russell. Observation and Explanation: A guide to Philosophy of Science. Patterns of Discovery. An Inquiry into the Conceptual Foundation of Science. Cambridge: University Press, 2010
MEDINA, Antonio. Elaboracion de un modelo didactico: base para la realizacion eficiente
de la tarea docente. Revista Española de Pedagogía Año XI. Nº 155, pp. 75-103. Junio-Septiembre, 1982
PLATO. Apology. Lisbon: Logos Editions, 2018.
PIAGET, Jean. The psychology of intelligence. London: Routledge, 2001.
POPHAM, W. James. Criterion Referenced Measurement. New Jersey: Prentice Hall, 1978
POPHAM, W. James. What’s wrong –and what’s right – with rubrics? Educational Leadership. Vol. 55. Nº 2, pp. 72-75, 1997.
POPHAM, W. James. (Coord.) Evaluación trans-formativa. El poder transformador de la evaluación formativa. Madrid : Narcea, 2013.
SIERRA BRAVO, Restituto. Técnicas de investigación social. Teoría y ejercicios. Madrid: Paraninfo, 1984.
VYGOTSKY, Lev. Thought and Language. Cambridge, USA: MIT Press, 2012.
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Tópicos Educacionais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons license: org/licenses/by/4.0, which allows sharing the work with acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b) This journal provides public access to all its content, as this allows for greater visibility and reach of the articles and reviews published. For more information about this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing the OJS as well as other software that supports public access to academic sources. Names and email addresses provided on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and will not be made available for other uses.