AFINAL, COMO DEFINIR A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO?

Autores/as

  • Sidelmar Alves da Silva Kunz Universidade de Brasília - UnB Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP https://orcid.org/0000-0002-0793-1946
  • Alessandro Borges Tatagiba Universidade de Brasília - UnB Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP
  • Remi Castioni Universidade de Brasília - UnB https://orcid.org/0000-0002-5459-3492

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2017.235071

Palabras clave:

Qualidade educacional, Direito à educação, Projeto de sociedade

Resumen

Resumo
O objetivo deste artigo é o de identificar possíveis conceitos nos debates relacionados à qualidade educacional. No contexto atual, qualquer proposta de conceito sobre o tema qualidade educacional traduzirá um determinado conjunto de disputas ideológicas e de poder na nossa sociedade brasileira. Cientes dessa complexidade, trazemos esse tema à tona sob a ótica do direito à educação. Como procedimentos metodológicos, ancoramos as análises na pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados sugerem que, apesar da multiplicidade de possíveis conceitos sobre qualidade educacional, a sociedade brasileira pode e deve entendê-lo como um conceito sob o domínio dos direitos fundamentais, sobretudo como garantia de defesa de projetos de sociedade mais inclusiva e equitativa para mitigação das discrepâncias verificadas socioespacialmente.

 

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Publicado

2018-03-16