CURRÍCULO, CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES/ AS

Autores/as

Palabras clave:

Currículo, Formação de professores, Estudos culturais

Resumen

Este trabalho é uma análise da relação currículo e cultura no âmbito da formação de professores/as. Sustentada nos pressupostos dos estudos culturais e em especial na versão pós-colonialista do currículo, a analise desenvolvida aborda o currículo e a docência em suas implicações na cadeia discursiva identitária na qual se dá a construção de identidade cultural do/ a professor/ a. São considerados nesse trabalho os seguintes aspectos: o cenário do discurso sobre reforma curricular das licenciaturas; as contribuições de estudos curriculares no campo da teorização crítica e pós-crítica; e cadeia discursiva identitária na formação de professores/ as.

Citas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALTHUSSER, Louis (1983) Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de
Janeiro: Graal.
APPLE, Michael W. (1989) "Currículo e Poder". Educação e Realidade,
14 (2), 46-57.
APPLE, Michael W. (1994) Educação e Poder. Porto Alegre: Artes
Médicas.
APPLE, Michael W. (1997) Conhecimento Oficial. Petropólis: Vozes.
ARAÚJO, Tarcísio Patrício (2000) "Apresentação" in Alzira Medeiros
e Michael Kçeinekathoefer (orgs) Gestão e Monitoramento de Fundos
Rotativos para Associações e Grupos de Pequenos Agricultores Recife:
Edições Bagaço.
BENJAMIN, César, ALBERT!, Ari José, SADER, Emir, STÉDELE, João
Pedro, ALBINO, José, CAMINI, Lúcia, BASSEGIO, Luís,
GREENHALGH, Luís Eduardo, SAMPAIO, Plínio Arruda,
GONÇALVES, Reinalfo, ARAÚJO, BACELAR, Tânia (1998) A Opção
Brasileira. Rio de Janeiro: Contraponto.
BERNSTEIN, Basil (1971-1974) Class, Codes and Contrai, vol. 1, 2, 3,
London: Routledge Kegan Paul.
BHABHA, Homi (2001) O Local da Cultura, Ia. Reimpressão. Belo
Horizonte: Autêntica.
Tóp. Educ., Recife, v. 17, 11°• 1-3, p. 153-174, 2007
C11rrírnlo, Cultura e Formação de Professores/as 169
BOURDIEU, Pierre e PASSERON, jean Claude(l 975) A Reprodução.
Rio de Janeiro: Francisco Alves.
BOURDIEU, Pierre (1998) O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertand
Brasil.
CARVALHO, Rosângela T. (2004) Discursos Sobre Interculturalidade
no Campo Curricular da Educação de Jovens e Adultos no Brasil nos
anos 1990. Recife: NUPEP /UFPE; EDIÇÕES BAGAÇO.
CHERRYHOLMES, Cleo (1993) "Um Projeto social para o Currículo:
perspectivas pós-estruturalistas" in Tomaz Tadeu Silva (org.) Teoria
Educacional Critica em Ternpos Pós-Modernos. Porto Alegre: Artes
Médicas, 143 - 172.
CORAZZA, Sandra Mara (2000) "Currículos alternativos-oficiais: o
(s) risco (s) do hibridismo" Trabalho escrito, para ser apresentado na
Sessão Especial, promovida pelos GTs Currículo, Educação Popular e
Educação Fundamental:"Propostas curriculares: entre o oficial e o
alternativo", na 23<1 Reunião Anual da Anped, Caxambu, MG.
COSTA, Marisa Vorraber (org) (l 998a) "Introdução" in Mariza
Vorraber Costa (org.) Educação Popular Hoje. São Paulo: Edições
Loyola, 7-10.
COSTA, Marisa V.(1998b) "Currículo e Política Cultural" in Mariza
Vorraber Costa (org) O Currículo nos Limiares do Contemporâneo. Rio de
Janeiro: DPeA, 37-68.
COSTA, Mariza Vorraber (1999) "Estudos Culturais- Um Campo
Interdisciplinar", in Mariza Vorraber Costa (org.) Estudos Culturais
em Educação. No prelo.
FERRAÇO, Carlos Eduardo (1998) "Currículos e Conhecimentos em
Redes: As Artes de Dizer e Escrever. Sobre as Artes de Fazer".
ANPEd [On-line] http://www.ufrgs.br/faced/gtcurric/tr973.html
20/08/2000.
FORQUIN, Jean Claude (1993) Escola e Cultura: as bases sociais e
epistemológicas do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas.
Tóp. Ed11c., Recife, v. 17, n"' 1-3, p. 153-174, 2007
170 Rostingela Tenório de Canialho
FOUCAULT, Michael (1986) Microfísica do Poder. Rio de Janeiro:
Graal.
FOUCAULT, Michel (1991) As Palavras e as Coisas Uma Arqueologia
das Ciências Humanas. Lisboa: Ediuções 70, Ltda.
FOUCAULT, Michel (1995) A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro:
Forense Universitária.
FOUCAULT, Michel (1996) Vigiar e Punir (Nascimento da Prisão)
Petropólis: Vozes
FOUCAULT, Michel (1999) A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições
Loyola.
FOUCAULT, Michel (2000) "O Sujeito e o Poder", Sociedade e Cultura
1, 13 (1), 349-370.
FREIRE, Paulo (1974) Pedagogia do Oprimido Rio de Janeiro: Paz e
Terra.
GIROUX, H. (1981) Ideology, Culture and the process of schooling.
Philadelphia. University Press.
GIROUX, H. e FLECHA, Ramón (1992) Igualdad Educativa y Diferencia
Cultural. Barcelona, El Roure Editorial, S.A.
GIROUX, H.(1993) "O Pós - Modernismo e o Discurso da Crítica
Educacional", in Tomaz Tadeu Silva (org) Teoria Educacional Crítica em
Tempos Pós-Modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 41-69.
GIROUX, H.(1995a) "Memória e pedagogia no maravilhoso mundo
da Disney" in Tomaz Tadeu Silva (org.) Alienígenas na Sala de Aula
Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ:
Vozes, 132-158.
GIROUX, H.(1995b) "Praticando estudos culturais nas faculdades de
educação", in Tomaz Tadeu Silva (org.) Alienígenas na sala de aula.
Uma introdução aos estudos culturais em educação Petropólis:
Vozes, 85-103.
Tóp. Educ., Rec~fe, P. 17, n00 1-3, p. 153-174, 2007
C11rrírnlo, Cultura e For11111ção de Professores/as 171
HALL, Stuart (1997) "A Centralidade da Cultura: notas sobre as
revoluções culturais do nosso tempo", Educação e Realidade, 22(2),
15-46.
HALL, Stuart (1998) A Identidade Cultural na pós-modernidade. Rio de
Janeiro: DPeA.
LEITE, Carlinda Maria Faustino (2001) "O Lugar da Escola e do
Currículo na Construção de uma Educação Intercultural" in Ana
Canen e Antônio Flávio Moreira (orgs) Ênfases e Omissões no Currículo,
São Paulo: Papirus Editora, pp. 45-64.
MCLAREN, Peter (1993) "Pós - Modernismo, Pós-Colonialismo e
Pedagogia", in Tomaz Tadeu Silva (org) Teoria Educacional Crítica em
Tempos Pós-Modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 9-40.
MCLAREN, Peter (1997) Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez.
MCLAREN, Peter (2000) Multiculturalismo Revolucionário, Pedagogia
do descenso para o novo milênio. Porto Alegre: ARTMED.
MOREIRA, Antônio Flavio (2001) "A recente produção científica
sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000) " Revista
Brasileira de Educação Set /Out/Nov /Dez n º18. ANPEd Campinas,
SP: Editora Autores Associados
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (1997a) Currículos e Programas no
Brasil. Campinas, SP: Papiros.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (org.) (1997b) Currículo: Questões
Atuais. Campinas, São Paulo: Papiros.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (1998) "A Crise da Teoria
Curricular Crítica", in Mariza Vorraber Costa O Currículo nos Limiares
do Contemporâneo. Rio de Janeiro: DPeA, 11-36.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (2001) Ênfases e Omissões no
Currículo. Campinas, São Paulo: Papirus Editora.
Tóp. Educ., Recife, v. 17, n•• 1-3, p. 153-174, 2007
172
PARAÍSO, Marlucy A.(1998) "Currículo e Identidades: A produção
de género, sexualidade e etnia na formação da professora", in ANPEd
[On - line] www .anped.org.br / gt 1.htrn, 11/10 /2000.
POPKEWITZ, TI1ornas S. (1994) "História do Currículo, Regulação
Social e Poder", in Tornaz Tadeu Silva O Sujeito da Educação,
Petrópolis, RJ: Vozes, 173-210.
SANTOS, Boaventura Sousa (1995) Construção Multicultural da
Igualdade e da Diferença. Palestra no VII Congresso Brasileiro de
Sociologia. UFRJ (policopiado).
SANTOS, Boaventura Sousa de (1996) "Por urna Concepção
Multicultural de Direitos Humanos". Revista Crítica de Ciências Sociais,
48, 11-33.
SANTOS, Boaventura Sousa de (1999) "Porque é tão difícil construir
uma crítica? A Reinvenção da Teoria Crítica" Revista Crítica de
Ciências Sociais, 54, 197 - 215.
SANTOS, Boaventura Souza (1998) Pela Mão de Alice: O Social e o
Político na Pós-Modernidade. Lisboa: Afrontamento.
SANTOS, Boaventura Souza de (2000a) A Crítica da Razão Indolente.
Contra o desperdício da experiência. Porto: Edições Afrontamento.
SANTOS, Boaventura de Souza (2001b) "Nuestra América.
Reinventadndo un paradigma subalterno de reconocimiento y
redistribución" Revista Chiapas, 12 [ on -line]
http:/ /www.ezln.org/revistachiapas/No12/ch12.html.03/04/2003.
SANTOS, Boaventura de Souza (2001) "Os Processos de
Globalização" in Boaventura de Souza Santos (org.) Globalização:
Fatalidade ou Utopia? Porto: Edições Afrontamento, 31-99.
SANTOS, Milton (1999) A Natureza do Espaço, técnica e tempo, razão e
emoção. São Paulo: Hucitec.
SILVA, Tomaz Tadeu (1993) Teoria Educacional Critica em Tempos
Modernos. Porto Alegre: Artes Médicas.
T6p. Ed111-., RecU~, ''· 17, 11'''· 1-3, p. 153-174, 2007
C11rric1ilo, C11//um e Formação dt' 11rojl'ssort's/as 173
SILVA, Tomaz Tadeu (l 994a) "O Adeus às metanarrativas
Educacionais" in Tomaz Tadeu Silva (org) O Sujeito da Educação:
estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes.
SILVA, Tomaz Tadeu (l 994b) "Sociologia da Educação e Pedagogia
Crítica em Tempos Modernos", in Tomaz Tadeu Silva (org) Teoria
Crítica em Tempos Modernos.Porto Alegre: Artes Médicas, 122-140.
SILVA, Tomaz Tadeu (org.) (l 995a) Alienígenas na Sala de Aula. Uma
Introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes.
SILVA, Tomaz Tadeu (1995b) "Os Novos Mapas Culturais e o Lugar
do Currículo numa paisagem pós-moderna" in Tomaz Tadeu Silva e
António Flávio B. Moreira (orgs.) Territórios Contestados. Petrópolis:
Vozes, 184-202.
SILVA, Tomaz Tadeu (1996) Identidades Terminais. Petrópolis, RJ:
Vozes.
SILVA, Tomaz Tadeu (1999) O Currículo como Fetiche, a poética e a
política do texto curricular - Belo Horizonte: Autêntica,
SILVA, Tomaz Tadeu (1999) Documentos de Identidade, Uma
introdução às Teorias do Currículo. Belo Horizonte: Autêntica.
SILVA, Tomaz Tadeu (2000) Teorias do Currículo, Uma introdução
Crítica. Porto: Porto Editora.
SINGER, Paul (1996) "Poder, política e educação" Revista Brasileira de
Educação ANPEd, 1, 5-15
STOER, Stephen (1994) "Construindo a escola democrática através do
'Campo da recontextualização pedagógica", Educação, Sociedade e
Cultura, 1, 7-27.
STOER, Stephen e CORTESÃO, Luiza (1977) "Investigação-Acção e a
Produção de Conhecimento no Âmbito de uma Formação de
Professores para a Educação Inter /Multicultural". Educação, Sociedade
e Culturas, 7, 2-28.
Táp. [duc., Recife, 11. 17, n"' 1-3, p. 153-174, 2007
174 Rosânge/11 Tenório de Carvalho
STOER, Stephen R. e CORTESÃO, Luiza (1999) Levantando a Pedra. Da
pedagogia inter/ multicultural às políticas Educativas numa época de
transnacionalização. Porto: Afrontamento.
STOER, Stephen (2000) "Desolcultando o Voo das Andorinhas:
Educação Inter/Multicultural Critica como Movimento Social", in
Stephen Stoer R., Luiza Cortesão e José Alberto Correia (org.)
Transacionalização da Educação à "Educação" da Crise. Coleção A
Sociedade Portuguesa Perante os Desafios da Globalização/ 6. Porto:
Edições Afrontamento, 245-275.
TA V ARES, Maria da Conceição (2003) "Hegemonia Americana" in
Carta Capital. 222, 44.
VEIGA-NETO, Alfredo (1995) (org) Crítica Pós - Estruturalista e
Educação. Porto Alegre: Sulina.
VEIGA-NETO, Alfredo (1997a) "Currículo e Interdisciplinaridade",
in António Flávio Barbosa (org.) Currículo e Questões Atuais.
Campinas: Papirus, 59, 102.
VEIGA-NETO, Alfredo (1998a) "Culturas e Currículo" [On-line]
www.file:/ / A:\sertao.htm, 08/06/1999.
VEIGA-NETO, Alfredo (1998b) "Currículo e História: Uma conexão
radical" in Mariza Vorraber Costa (org.) O Currículo nos Limiares do
Contemporâneo. RJ: DPeA, 93-104.
VEIGA-NETO, Alfredo (2001) "Currículo e Exclusão Social" in Ana
Canen e António Flavio Barbosa Moreira (orgs) Ênfases e Omissões no
Currículo Campinas, SP: Papiros, pp.229-240.
WILLIAMS, Raymond (1992) Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
WILLIS, Paul. (1991) Aprendendo a ser Trabalhador. Porto Alegre: Artes
Médicas.
YOUNG, M. F. D. (1971) An Approach to the Study of Curricula as
Socially organized Knowledge. ln M. F. D. Young (ed) Knowledge.
London: RKP, 1978.

Publicado

2007-01-01