POR QUE (NÃO) ENSINAR METÁFORA? SALIÊNCIA DE SIGNIFICADOS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2017.230490Palabras clave:
Literalização, Metáfora, História em QuadrinhosResumen
Este trabalho investiga a literalização de metáforas em Histórias em Quadrinhos para crianças com o objetivo de refletir sobre a possibilidade de ressignificar e ampliar o ensino de metáfora em sala de aula. Para tanto, foram analisadas as cinco maiores revistas de Histórias em Quadrinhos do Brasil, considerando a tiragem mensal de exemplares. Assim, foram pesquisadas as edições de janeiro de 2015 das revistas Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento, do desenhista Mauricio de Sousa. As análises demonstraram razoável incidência de realizações metafóricas que foram, de algum modo, literalizadas através da interação entre imagens e texto escrito nas obras. Encontramos aproximadamente dez trechos em que houve a incidência do fenômeno, dentre os quais três foram destacados para ilustrar a questão. A realização da pesquisa propiciou o reconhecimento de que o processo de literalização de metáforas cumpre diferentes objetivos discursivos, desde o reforço do que é dito verbalmente, até a constituição de aspectos humorísticos próprios desse tipo de narrativa infantil.
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