A educação a partir da experiência estética pré-reflexiva em Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2020.244057Palabras clave:
Educação, Logos estético, Percepção, Merleau-PontyResumen
A educação, por muito tempo, persistiu em recorrer a um método de ensino que se fundamentava basicamente na transmissão de conhecimentos, no qual o docente representava a figura de poder e de conhecimento e o estudante era unicamente um receptor; portanto, a relação estabelecida nessa metodologia era unilateral. Na nossa interpretação, Merleau-Ponty entende isso como uma estrutura invisível que pode se manifestar graças à constituição do logos estético que possibilita perceber e expressar o mundo, de forma direta e original, sem intervalos e sem abismos; portanto, a experiência perceptiva e a vida são envolvidas por essa racionalidade originária. É precisamente nesta compreensão que queremos pensar uma educação orientada na racionalidade que se constitui no logos estético. A partir dessa concepção, surge outra ideia de educação que ilustra o processo da investigação filosófica, partindo de uma questão originária. No entanto, as reflexões acerca do assunto demonstram que, conforme o processo educacional começa a ser reconhecido como uma verdadeira experiência filosófica, o campo do exercício da educação passa a ser ampliado, ou seja, o fazer pedagógico ultrapassa a simples reprodução dos conhecimentos produzidos e perpetuados pela história da filosofia.
Citas
BIMBENET, Étienne. Nature et humanité: le problème anthropologique dans l’oeuvre de Merleau-Ponty. Paris: Vrin, 2004.
______. Les pensées barbares du premier age: Merleau-Ponty et la psychologie de l’enfant. Chiasmi International, Paris, v. 4, p. 65-86, 2002.
FALABRETTI, Ericson. A pintura como paradigma da percepção. In: Revista Dois Pontos. Curitiba, São Carlos, vol. 9, n. 1, p. 201-226, abril, 2012. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/25515/19161. Acesso em: 07 de janeiro de 2018.
FERRAZ, Marcos S. A. O transcendental e o existente em Merleau-Ponty. São
Paulo: Associação Editorial Humanitas: Fapesp, 2006.
GILMORE, J. Between Philosophy and Art. In: The Cambridge Companion to Merleau-Ponty. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. Disponível em: https://www.partiallyexaminedlife.com/?get_group_doc=26/1357000345-CambridgeCompaniontoMerleau-Ponty.pdf. Acesso em: 07 de janeiro de 2018.
HACKLIN, Saara. Divergencies of Perception: The Possibilities of Merleau-Pontian Phenomenology. In: Analyses of Contemporary Art. Helsinki, 2012. Disponível em: https://helda.helsinki.fi/bitstream/handle/10138/29433/divergen.pdf. Acesso em: 07 de janeiro de 2018.
LÉTOURNEAU, Patrice. Le Phénomène de l’Expression Artistique – Une reconstruction à partir des theses de Maurice Merleau-Ponty. Canadá: Éditions Nota bene, 2005.
MERLEAU-PONTY, Maurice. La phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 2014. PM La prose du monde. Paris: Gallimard, 2004.
______________. Psycologie et pédagogie de l’enfant: cours de Sorbonne 1949-1952. Paris: Verdier, 2001.
MOREAU, Didier. L’insertion dans l’Etre: la question de l’éducation dans la philosophie de Maurice Merleau-Ponty. In: Penser l’éducation. Laboratoire CIVIIC, Mont-Saint-Aignan, 2005.
QUINN, Carolyne. Perception and Painting in Merleau-Ponty’s Thought. Paris III, Université de Sorbonne-Nouvelle/University College Dublin, 2008. Disponível em: http://www.ucd.ie/philosophy/perspectives/resources/Carolyne_Quinn.pdf. Acesso em 07 de janeiro de 2018.
ROJAS, Jucimara; BARUKI-FONSECA, Regina. A fenomenologia na prática educativa: uma leitura da arte no desenho infantil como linguagem. In: UNIARTE: textos escolhidos. 1° ed. Dourados, UNIGRAN, 2009.
SAISON, Maryvonne. De la nostalgie à l ’art: voir de tout son corps. In: Filozofski vestnik, n°XVII, Liubliana, 1996. Disponível em: file:///C:/Users/Pc-01/Downloads/3955-10008-1-SM.pdf. Acesso em 07 de janeiro de 2018.
VLIET, Muriel Van. Du sensible à l’œuvre: esthétiques de Merleau-Ponty. In: Critique d’art. 2014. Disponível em: http://journals.openedition.org/critiquedart/8399. Acesso em 07 de janeiro de 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Tópicos Educacionais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.