REPENSANDO A APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Résumé
Visando a compreensão da relação existente a aquisição de fração pela criança, do ponto de vista psíco-genético, e as atividades desenvolvidas em sala de aula, alguns membros da equipe técnica do Projeto de Rede “Ciências e matemáticas na escola de 1° e 2° graus de Pernambuco”, realizaram uma pesquisa/ação com alunos de 5 série do Colégio de aplicação da UFPE. Realizou-se, inicialmente, um levantamento das concepções desses alunos sobre a ideia de fração, a noção de equivalência e as operações com frações. Observou-se uma forte tendência à interpretação do conceito de fração como conjunção de duas ações, uma, a de dividir o todo em partes iguais, a outra, de destacar algumas dessas partes representadas pelo numerador e pelo denominador, separadamente, sem o entendimento de que o símbolo a/b indica uma quantidade não representável por um número natural.Na perspectiva de eliminação de uma tal distorção propôs-se uma metodologia de ensino explorando a noção de fração, baseada na proposta de Maranhão e Imenes (1985, 1986, 1987) utilizando material concreto em forma de jogos.Enfatiza-se a ideia de fração como resultado da comparação de uma grandeza com uma unidade escolhida (medição), bem como, nesse processo, a ideia de fração fundamental (fração de forma 1/n). A avaliação realizada antes e depois da experiência indica melhorias consideráveis a nível da compreensão, por parte dos alunos, da noção em questão.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Tópicos Educacionais - ISSN: 2448-0215 2017

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.




