A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL NO CONTEXTO DO CICLO DE EXPANSÃO DA ECONOMIA PERNAMBUCANA
Mots-clés :
Pernambuco e o ciclo de expansão econômica, Projeto de educação e educação de jovens e adultos, Regime de colaboração, Município de Glória do GoitáRésumé
O artigo resulta de estudo que buscou compreender o modo de articulação/cooperação entre o estado de Pernambuco e suas municipalidades, focando a Política Municipal para a Educação de Jovens e Adultos no município de Glória do Goitá. Pernambuco destacou-se pelo recente ciclo expansivo da sua economia, o que refletiu na elevação do PIB de Glória, levando a indagar se ocorreram mudanças na educação para esses jovens, em processo colaborativo. Com base em estudo bibliográfico, análise documental e dados de entrevistas, trata-se aqui do papel das municipalidades nos anos recentes, do contexto sócio-político em que ocorreram as mudanças em Pernambuco e das características da expansão da sua economia.Problematiza-se o seu padrão excludente em relação ao desenvolvimento social, o que reflete na permanência de um regime de colaboração tradicional que tende a reforçar a relação de dominação/subordinação entre os entes, e no descaso com a educação inclusiva dos excluídos da escola, pondo em xeque os avanços alcançados, tendo por referente a realidade encontrada no município em destaque.
Références
ABICALIL, C.; CARDOSO NETO, O. F. Federalismo cooperativo e educação brasileira: a experiência do Mato Grosso (com a) proposição de um sistema único de educação. In: OLIVEIRA, R. P; SANTANA, W. Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: UNESCO, 2010.
ADRIÃO, T.; PERONI, Vera . Consequências da atuação do Instituto Ayrton Senna para a gestão da educação pública: observações sobre 10 estudos de caso. Práxis Educativa (Impresso), v. 6, p. 045-053, 2011.
ALMEIDA, M. H.; CARNEIRO, L. Liderança local, democracia e políticas públicas no Brasil. Opinião Pública, Campinas, v. 9, n. 1, maio 2003.
AZEVEDO, J. M. L. A colaboração da União e os mecanismos de gestão democrática da educação em municípios do Nordeste. In: Andréa Barbosa Gouveia; José Marcelino Rezende Pinto; Paulo Roberto Corbucci. (Org.). Federalismo e políticas educacionais na efetivação do direito à educação no Brasil. Brasília: IPEA, 2011a.
_____.Notas sobre a análise da gestão da educação e da qualidade do ensino. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, p. 409-431, 2011b.
_____. Implicações da nova lógica da ação do Estado para a educação municipal. Educação e Sociedade, Campinas, v. 80, p. 49-72, 2002.
BAUER, Martin; GASKELL, George (editores). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
BRASIL. Lei de Diretrizes e bases da educação: lei 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-norma-pl.html acesso em 20 de dezembro de 2013.
_____.. Presidência da República. Emenda Constitucional N° 59, de 11 de novembro de 2009.
CASTRO, J. A. Financiamento da educação pública no Brasil: evolução dos gastos.In: Andréa Barbosa Gouveia; José Marcelino Rezende Pinto; Paulo Roberto Corbucci. (Org.). Federalismo e políticas educacionais na efetivação do direito à educação no Brasil. Brasília: IPEA, 2011
_____..; RIBEIRO, J. A.; CHAVES, J. V.; DUARTE, B. C. Gasto social federal: prioridade macroeconômica no período 1995-2010. Brasília: Ipea, 2012. (Nota Técnica, n. 9).
CUNHA, L. A. C. R. Educação, Estado e democracia no Brasil. 3. ed. São Paulo/Brasília/Niterói: Cortez/FLACSO/EdUFF, 1999.
CURY, C. R. J. Por uma nova educação de jovens e adultos. In: CONGRESSO Brasileiro de Qualidade na Educação, Formação de Professores, 2002, Brasília. MEC/SEF, 2002. Anais... v. 1. p. 308-311.
_____. Gestão democrática dos sistemas públicos de ensino. In: OLIVEIRA, M. A. M. (Org.). Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
DI PIERRO, M. C. A educação de jovens e adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectiva. Educação e Sociedade. Campinas, Set, 2010, n. 112, p. 939-959.
DOURADO, L. F.. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009: questões estruturais e conjunturais de uma política. Educação & Sociedade (Impresso), v. 31, p. 677-705, 2010.
FREITAS, A. BORBA, H. Pernambuco: o planejamento estratégico, os desafios, e a retomada do protagonismo regional. Panorama de Pernambuco, n. 3 vol. 1, Recife, Dez de 2014.
GARCIA, T. G. ; ADRIÃO, T. ; ARELARO, L. R. G. O Programa Gestão Nota 10 do Instituto Ayrton Sena na Rede municipal de ensino de São José do Rio preto: consequências para a gestão educacional. Revista FAED - UNEMAT, v. 18, p. 123-142, 2012.
GAULEJAC, Vicent de. Gestão como doença social. Ideologia poder gerencialista e fragmentação social. São Paulo: Ideias e letras, 2007.
GHANEN, Elei. Participação e regime de colaboração entre unidades federadas na educação brasileira. In: OLIVEIRA, Romualdo Portela de, SANTANA, Wagner (Orgs.). Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: Unesco, 2010. p. 191-209.
HOFFMANN, R. Transferências de renda e desigualdades no Brasil (1995-2011). In: CAMPELLO, T.; NERI, M. C. (Orgs.) Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, 2013.
IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.
MARANHAO, I. M. L. ; MARQUES, L. R. . A política educacional de Pernambuco e a qualidade: o programa de modernização da gestão pública/metas para a educação. In: I Encuentro Latinoamericano de Profesores de Política Educativa.Guarulhos: UNIFESP, 2015.
MEDEIROS, S. Interiorização: Desenvolvimento de Pernambuco passa por Glória do Goitá, Vitória de Santo Antão e Goiana. Panorama de Pernambuco, n. 3 vol. 1, Recife, Dez de 2014.
MONTEIRO NETO, A. VERGOLINO, J.R. de O. SANTOS, V. M. dos. Capacidades governativas no ambiente federativo nacional: Pernambuco (2000-2012) Brasília: IPEA, 2015.
NÓBREGA, S. A.; SANTOS, A. L. F. dos. Programa de modernização da gestão: gestão gerencial, trabalho docente e valorização profissional. Anais do VI Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. Recife: Fundaj, 2015. v. 1.
PERNAMBUCO. Todos por Pernambuco. Gestão democrática e regionalizada. Recife: Governo de Pernambuco, 2008.
SILVA, Ítalo A. de O. O Programa de Modernização da Gestão Pública: uma análise da política de responsabilização educacional em Pernambuco no governo Campos (2007-2011) João Pessoa: UFPB, 2013. (Dissertação de mestrado)
SILVEIRA NETO, R.; AZZONI, C. R. Os programas sociais e a recente queda da desigualdade regional de renda no Brasil. In: CAMPELLO, T.; NERI, M. C. (Orgs.) Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, 2013
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.