ENUNCIADOS SOBRE OBSERVAÇÃO E REGISTRO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI :
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2017.236099Mots-clés :
Subjetivação, Observação e Registro, Educação de Jovens e Adultos, EnunciadosRésumé
O artigo em tela tem como objeto enunciados sobre observação e registro expressos em artefatos pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O nosso objetivo é ao desenvolver esta análise identificar como tais discursos sobre observação e registro podem estar implicados em processos de subjetivação de sujeitos da EJA. Sob o enfoque dos estudos sobre discurso e modos de subjetivação na perspectiva foucaultiana, temos como corpus de análise o terceiro caderno temático da coleção trabalhando com a EJA: observação e registro; diários de classe; fichas de matrícula e fichas individuais de registro das notas. Na análise do corpus identificamos enunciados de descritibilidade; como técnica de poder o mecanismo de visibilidade expresso no registro e como técnicas de si, apontamos a auto-reflexão e narrativas de si, expressas na auto-observação e no registro da prática pedagógica. A análise realizada nesses artefatos indicam efeitos na subjetividade de estudantes e professores da EJA.
Références
ARTIÈRES, Philippe. A polícia da escritura: práticas do panóptico gráfico. In: KOHAN, Walter Omar; GONDRA, José (Orgs). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 37-51
BAUER, Martin W.; GASKELL, George (ed.). Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2008.
BODNAR, Rejane Tereza Marcus. A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
BRASIL. Cadernos EJA 3: Trabalhando com a educação de jovens e adultos – Observação e registro. Brasília: MEC/SECAD, 2006.
CARVALHO, Rosângela Tenório de. Discursos pela interculturalidade no campo curricular da Educação de Jovens e Adultos no Brasil nos anos 1990. 2003. 510p. Tese (Doutorado em Ciências da Educação)- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Recife: Bagaço, 2004.
__________. Escolarización de jóvenes y adultos y formas de subjetivación. Revista Decisio. México, n. 30, set/dez, 2011, p. 44-48.
__________. O discurso curricular intercultural na educação de jovens e adultos e a produção de subjetividades. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP. São Paulo, Universidade de São Paulo, v. 38, n. 1, p. 47-61, 2012.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico nova fronteira da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1982.
DUARTE, Sérgio Guerra. Dicionário brasileiro de educação. Rio de Janeiro: Edições Antares, Nobel, 1986.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e o desejável conhecimento do sujeito. Educação e Realidade, n. 24, p. 39-60, 1999.
FOUCAULT, Michel. Dois ensaios sobre o sujeito e o poder. In: DREUFUS H; HABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
______. As técnicas de si. Technologies of the self » (Université du Vermont, outubro, 1982; trad. F. Durant-Bogaert). In: Hutton (P.H.), Gutman (H.) e Martin (L.H.), ed. Technologies of the Self. A Seminar with Michel Foucault. Anherst: The University of Massachusetts Press, 1988, pp. 16-49. Traduzido a partir de FOUCAULT, Michel. Dits et écrits. Paris: Gallimard, p. 783-813, 1994.
______. A arqueologia do saber. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
______. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 41. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
FREIRE, Madalena. Observação, Registro, Reflexão. Série Seminários Espaço Pedagógico. São Paulo - 1996.
HOZ, Víctor García. Diccionario de Pedagogía. Rio de Janeiro: Editorial Labor S.A, 1970.
LARROSA, Jorge. Tecnologia do EU e Educação. In: SILVA, T. T. (Org.) O Sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. p.35-86
LIMA, Janayna Silva Cavalcante. A educação no horizonte do provável: dispositivos biopolíticos na escolarização de pessoas jovens e adultas. 2015. 258 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, CE. Programa de Pós-graduação em Educação, 2015.
WALKERDINE, Valerie. Psicología del desarrollo y pedagogia centrada em El niño. La insercíon de Piaget em la educación temprana. In: LARROSA, Jorge (ed.). Escuela, poder y subjetivación. Traducción de Noemí Sobregués y Jorge Larrosa. Madrid: Ediciones Lá Piqueta, 1995.
WARSCHAUER, Cecília. A Roda e o Registro. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1993.
MANSANO, Sonia Regina Vargas. Sujeito, subjetividade e modos de subjetivação na contemporaneidade. Revista de Psicologia da UNESP, 8(2), p. 110 – 117, 2009.
MENEZES, Antonio Basílio Novaes Thomaz de. Foucault e as novas tecnologias educacionais: espaços e dispositivos de normalização na sociedade do controle. In: JÚNIOR, Durval Muniz de Albuquerque; VEIGA-NETO, Alfredo; FILHO, Alípio de Souza. (Orgs.). Cartografias de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p. 27-39.
MINISTÉRIO da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Parecer nº 11/2000 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Relator: Carlos Roberto Jamil Cury.
PERNAMBUCO. SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO (SEE). Diário de Classe – Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio. Governo do Estado de Pernambuco: SEE/PE., s/d. Disponível em: <http://www.compras.pe.gov.br/upload/editalanexos/wbc20120112124248.pdf.> Acesso em: 12 de março de 2016.
PORLÁN, Rafael; MARTÍN, José. El diario del profesor: un recurso para la investigación en el aula. Sevilla: Díada, 1997.
RAMOS DO Ó, Jorge. A Governamentalidade e a História da escola Moderna: outras conexões investigativas. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre. v.34, n.2, p. 97-118, Mai/Ago. 2009.
SECAD/MEC. Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos: observação e registro. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno3.pdf
VARELA, Julia; URÍA-ARVAREZ, Fernando. Arqueologia de la Escuela. Madrid: Las Ediciones de La Piqueta, 1991.
ZABALZA, Miguel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.